Home > COMUNICAÇÃO > Fármacias populares são informatizadas

Como parte do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), o governo federal  já começou a entregar 5.112 computadores para 485 municípios brasileiros modernizarem suas farmácias populares. Em Minas Gerais, 103 municípios serão contemplados com os equipamentos.

Estão sendo investidos R$ 14 milhões em recursos para informatização dos estabelecimentos, com o intuito de proporcionar mais agilidade no atendimento à população e uma melhor organização dos estoques de medicamentos.

O Projeto QualiSUS-Rede tem o intuito de fortalecer o Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), criado em 2012, para melhorar a qualidade do acesso aos medicamentos no Brasil. O programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário.

 A técnica do departamento de saúde da Associação Mineira de Municípios, Juliana Marinho, explica que para participar do Qualifar-SUS, o município deve estar na lista do Brasil Sem Miséria e fazer parte de outros programas da Atenção Básica. “É necessário integrar, por exemplo, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e o Hórus, sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e orientação dos medicamentos”, explica.

 Confira a lista de municípios que serão contemplados.

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/marco/11/lista-municipios-computadores-qualisus.pdf