Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Etapa final em Lavras define os campeões estaduais dos Jogos do Interior de Minas

Etapa final em Lavras define os campeões estaduais dos Jogos do Interior de Minas

Após quase quatro meses desde a primeira etapa, foram conhecidos, no domingo (15/10), os campeões dos Jogos do Interior de Minas (Jimi). Disputada em Lavras, no Território Sul, a última fase da competição do Governo do Estado, promovida por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), premiou os melhores atletas/equipes do estado, em 11 modalidades, nos naipes masculino e feminino.

Nos cinco dias de competições foram disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.

Substituído em 2012 pelos Jogos de Minas, o Jimi voltou ao seu formato original neste ano para atender a uma demanda da população mineira levantada durante os Fóruns Regionais de Governo. Em seu retorno, o Jimi foi disputado em três etapas (Microrregional, Regional e Estadual), sendo que nas duas primeiras houve apenas as modalidades coletivas.

Competições

No futsal feminino, aconteceu a disputa mais equilibrada da competição, com a definição da equipe vencedora nos pênaltis. Após empatar por 2 a 2 no tempo normal, Governador Valadares ficou com o título, ao vencer Montes Claros por 2 a 1 nas penalidades. No masculino, o título ficou com Itaobim, que goleou Goianá, na decisão, por 9 a 4.

Outra disputa equilibrada aconteceu no vôlei masculino. Na ocasião, a equipe de Conceição do Mato Dentro conquistou o título sobre Tupaciguara, com parciais de 20/25, 25/21, 25/13, 12/25 e 15/13. Já entre as mulheres, Itabirito ficou com o troféu, ao derrotar Varginha por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/14.

No basquete, os campeões do Jimi foram Montes Claros, entre os homens, e Nova Lima, entre as mulheres. Para ficar com o título, a equipe do Norte do Estado derrotou, na final, os donos da casa, Lavras, por 60 a 46. Já na final feminina, Nova Lima venceu Uberaba por 53 a 43.

No handebol, o município de Juiz de Fora mostrou sua força. Campeã da primeira divisão dos Jogos de Minas, em 2016, o município por muito pouco não repetiu a dobradinha. Campeão entre os homens, ao derrotar Ponte Nova na final, por 42 a 31, a cidade viu seu time feminino perder a decisão para Governador Valadares, por 26 a 22.

Confira também os resultados do atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.

Mais informações com o assessor do departamento de Esportes da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Fonte: Agência Minas. Foto: Cláudio Coelho/Seesp.

Publicado em 18 de outubro de 2017.