Home > CQGP > eSocial foi tema do primeiro curso do CQGP da AMM em setembro

eSocial foi tema do primeiro curso do CQGP da AMM em setembro

O Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, promoveu o curso “eSocial, no dia 5 de setembro, quando capacitou os servidores públicos municipais para utilizar técnicas e rotinas do novo sistema, que entra em operação a partir de janeiro de 2019.

No curso, os professores apresentaram os procedimentos de controle e processamento da folha de pagamento; dicas de processamento da folha e provisionamento de obrigações; alerta sobre as responsabilidades e penalidades aplicadas pelos órgãos fiscalizadores aos agentes públicos envolvidos na geração de direitos para os servidores.

De acordo com o professor e advogado Jeferson Santos Lima, o eSocial é um sistema de escrituração digital, instituído pelo decreto N° 8373/2014. “O objetivo é unificar todas as informações ligadas aos servidores públicos e aos empregados da iniciativa privada – toda informação trabalhista, previdenciária e fiscal. Por ser um sistema novo, que unifica em torno de oito sistemas, a quantidade de informação é muito grande. E, consequentemente, a quantidade de inconsistências na utilização do sistema”, ressalta.

O diretor de recursos humanos da Prefeitura de Piranguinho, Paulo Cesar de Oliveira Filho, destacou a relevância do curso, uma vez que os profissionais de RH enfrentam muita dificuldade ao trabalhar com o eSocial. “A gente tem dificuldade em interpretar manuais, pois há muita teoria. O legal do curso foi ter apresentado a parte prática e muitas ideias do que deveremos fazer na prefeitura para melhorar os processos e, se for o caso, até mesmo buscar uma consultoria”, conta o especialista em RH.

Saiba mais sobre o assunto aqui e a grade de cursos do CQGP aqui.

Publicado em 14 de setembro de 2018.