Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Envio dos dados do Censo Escolar 2016 começa no dia 25 de maio

Envio dos dados do Censo Escolar 2016 começa no dia 25 de maio

Foram publicados no Diário Oficial da União, na última terça-feira (8), novos prazos e procedimentos para a primeira etapa do Censo Escolar da educação básica de 2016 nos estados e municípios. Conforme a Portaria 120/2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a primeira etapa será de 25 de maio a 29 de julho.

O Censo Escolar é um levantamento de dados nacionais, realizado todos os anos, e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os diretores e dirigentes das escolas são responsáveis pelo preenchimento das informações, que servem como base para formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas.

Estados e municípios devem encaminhar os dados via internet, pelo sistema Educacenso, a fim de garantir o recebimento de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de programas federais, como o da merenda e transporte escolar.

De acordo com o cronograma, os dados preliminares serão publicados no Diário Oficial da União no dia 31 de agosto. As escolas terão 30 dias para fazer, também pela internet, a conferência dessas informações e, se necessário, correções. Os dados finais serão enviados para a publicação no Diário Oficial no dia 12 de dezembro deste ano. E os resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro de 2017.

Com informações do Portal Federativo e da EBC.

Publicado em 10.03.2016

Leave a Reply