Home > COMUNICAÇÃO > Encontro reúne prefeitos da região Sudeste

Encontro reúne prefeitos da região Sudeste

O prefeito de Moema e membro do Conselho Fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, representou a instituição na abertura oficial do Diálogo Municipalista – Encontros Regionais do Sudeste, nesta quarta-feira (30/09). O evento, em São Paulo, reúne gestores paulistas, mineiros, fluminenses e capixabas e contou também com a presença do superintendente da AMM, Rodrigo Franco.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em exercício, Glademir Aroldi, discursou sobre as dificuldades com a crise e como o movimento municipalista tem buscado passar por este momento. “O modelo entortou de forma que não tem mais conserto. Não é possível que a União continue transferindo atribuições sem os recursos devidos. Estados e municípios prestam 70% dos serviços à população brasileira”, queixou-se.

Autonomia dos Municípios

O representante da AMM reforçou a necessidade de debater um novo Pacto Federativo. “Nos reunimos para promover um debate com os diversos prefeitos e juristas, em busca de uma proposta de modernização. O modelo atual está ultrapassado. E quando falamos em mudar o sistema é dar autonomia aos prefeitos para melhor aplicação dos recursos”, explicou Julvan.

Novos tributos

Ainda no discurso de abertura do Diálogo, em nome da Confederação, o presidente declarou que o encerramento de mandato dos atuais prefeitos preocupa a entidade. “Vamos sentar com os governadores para discutir a taxação do Imposto de Renda (IR) sobre lucros e dividendos, a legalização dos jogos e a nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF)”.

Temas como inovação e modernização na gestão municipal, Lei de Responsabilidade Fiscal, mobilidade urbana sustentável e transparência mobilizaram os participantes durante o evento, que vai até a próxima sexta-feira (02/10). O próximo encontro regional da CNM será no Sul, na cidade de Florianópolis (SC).

 Com informações da CNM

Publicado em 30/09/15

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores