Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas

Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas

Belo Horizonte recebeu, pela segunda vez, os cursos de qualificação do Programa Capacita Suas, nesta segunda-feira, 3 de outubro. Cerca de 100 trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de 18 municípios da Região Metropolitana, acompanharam a aula inaugural dos cursos de “Gestão Financeira e Orçamentária do Suas” e “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”.

Realizado em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), o Capacita Suas tem como objetivo gerar uma melhoria no atendimento e na qualidade dos serviços ofertados a população em situação de vulnerabilidade em Minas Gerais. “Investir na capacitação continuada é o melhor caminho para a construção e melhoria dos serviços ofertados dentro do âmbito da Assistência Social nos municípios”, ressaltou a técnica do departamento de Assistência Social da AMM, Analice Pazzini, representante da Associação.

“Os cursos do Capacita Suas têm conteúdo nacional, mas ajustado às especificidades e singularidades de Minas Gerais. Para construir esta proposta de qualificação, tivemos o apoio da Fundação João Pinheiro e Associação Mineira de Municípios. Foi um grande esforço e temos tido retorno positivo. A estratégia de capacitação de forma descentralizada se mostrou acertada”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, durante a abertura.

Até o final do ano, serão oferecidas 3.496 vagas nos dois cursos, em 21 polos de capacitação. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos “Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas”; “Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas”; e “Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial”.

É importante destacar que a AMM participou, junto com a SEDESE, de todos os momentos de alinhamento do programa, inclusive com a realização de seminários para o lançamento dos cadernos do “Piso Mineiro de Assistência Social” e o caderno sobre “A prevenção e o trabalho social com famílias na proteção social básica.

Com informações da Sedese

Foto: Ricardo Murad

You may also like
AMM participa de mais uma etapa das ações do Capacita SUAS
Sedese lança vídeo sobre campanha contra o trabalho infantil
Piso Mineiro de Assistência Social foi iniciado pela SEDESE
AMM e Sedese realizam oficina do Qualifica SUAS