Home > ÁREAS TÉCNICAS > Meio Ambiente > Notícias - Meio Ambiente > Edital define regras para recursos do Fhidro

Edital define regras para recursos do Fhidro

Foi publicado no dia 19 de dezembro, no Diário Oficial de Minas Gerais, o edital do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais (Fhidro). O Edital Semad/Igam 01/2014 tem como objetivo selecionar projetos, programas e ações que promovam a racionalização do uso e a melhoria dos recursos hídricos quanto aos aspectos quantitativos, a prevenção de inundações e o controle da erosão do solo a serem financiados pelo Fundo.

Podem participar da seleção, de acordo com o previsto no art. 4° da Lei Estadual n° 15.910/2005, nos artigos 3° e 4°, inciso I, do Decreto Estadual n° 44.314/2006, e dos art. 46 a 49, da Lei Estadual n° 13.199/1999: Pessoas jurídicas de direito público, estaduais ou municipais, devendo, neste último caso, ser comprovada a existência de conselhos municipais de meio ambiente; Concessionárias de serviços públicos municipais que tenham por objetivo atuar nas áreas de saneamento e meio ambiente; Consórcios intermunicipais, regularmente constituídos, que tenham por objetivo atuar nas áreas de saneamento e meio ambiente; Agências de bacias hidrográficas ou entidades a elas equiparadas; Consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; Associações de usuários de recursos hídricos; Organizações técnicas de ensino e pesquisa e Organizações não governamentais.

Serão disponibilizados cerca de R$ 20 milhões para investimento em programas, projetos e ações que contemplem, no mínimo, umas das linhas de ação definidas no Edital, quais sejam: Recuperação de nascentes, áreas de recarga hídrica, áreas degradadas e revegetação (incluindo produção de mudas) de matas ciliares, topos de morro e demais APPs e Proteção de Ecossistemas Aquáticos; Convivência com a seca e mitigação da escassez hídrica; Prevenção e mitigação de cheias e Saneamento Básico.

A elaboração do projeto deve atender ao Anexo I: Roteiro para Elaboração do Projeto/Programa da Resolução 1162 de 29 de junho de 2010, que define o conteúdo mínimo, bem como aos termos de referência que integram o presente Edital e o manual de orientações básicas para elaboração de projetos para captação de recursos junto ao Fhidro. Deve-se observar, ainda, a legislação ambiental vigente, a legislação específica do Fhidro e as normas técnicas pertinentes, disponíveis no site: http://www.igam.mg.gov.br/fhidro/editais.

O período para cadastro e envio dos projetos é de 28/01/2015 a 28/04/2015. O projeto deverá ser cadastrado e enviado por meio eletrônico, via sistema de cadastramento de projetos do Fhidro, acessado pelo sítio do Igam.

Fonte:  Ascom Sisema/ Disponível emhttp://www.igam.mg.gov.br/banco-de-noticias/1-ultimas-noticias/1526-edital-define-regras-para-recursos-do-fhidro

You may also like
Fomento ao setor agropecuário
Funasa seleciona municípios para elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico
Comprovação dos Conselhos Municipais para ICMS Esportivo termina no final de janeiro
Prorrogadas inscrições para criação de bibliotecas públicas em cidades mineiras