Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Economia e gestão são focos de cursos do CQGP

Economia e gestão são focos de cursos do CQGP

Licitação é um procedimento administrativo prévio à contratação, que tem como objetivo escolher a proposta mais vantajosa para a administração, com base em orçamentos. Pensando em melhorar a atuação dos servidores municipais responsáveis por essa área, o Instituto AMM de Ensino, Pesquisa e Extensão (I-AMM), por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), realizou o curso de Licitações e Contratos, nos dias 27 e 28 de abril, em Belo Horizonte.

O mestre em administração pública, Frederico Barbosa, relata que a principal dificuldade da área é entender e cumprir os procedimentos previstos na lei. “Muitos municípios fazem adequações conforme a sua realidade. O procedimento adaptado pode acarretar penalidades, por isso os funcionários precisam estar capacitados e fazer com que a legislação seja cumprida”.

Planejamento governamental estratégico

Para facilitar na identificação dos setores que precisam ser priorizados, garantir o desenvolvimento local e investir os recursos públicos em projetos exitosos, o CQGP também ofereceu o curso de Planejamento Estratégico Governamental nos dias 28 e 29, em Belo Horizonte.

O especialista em Direito Administrativo e Regulatório, Juliano Fisicaro, foi responsável por ministrar o curso e explica que o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso dos projetos implantados, principalmente quando existe uma restrição financeira.

“Os municípios precisam de profissionais aptos a elaborar planos estratégicos qualificados, e assim, fazer com que os recursos públicos sejam gastos com serviços que atendam às demandas da população. Para isso, os gestores devem investir em cursos que qualifiquem seus servidores. Dessa forma, além de cumprir com as obrigações de gestão, eles evitam o desperdício dos recursos que já são escassos”, afirma.

O curso contou com a participação do prefeito da cidade de Heliodora, Ercílio Confort Lorena, que destaca o planejamento estratégico como grande aliado da gestão pública. “Quando a gestão possui um segmento estratégico a probabilidade de conseguir atingir as metas é muito maior. Mesmo em cidades pequenas como Heliodora, é possível montar um planejamento eficiente, basta vontade política, participar de cursos que apresentam alternativas e incentivar os servidores a buscar qualificações”, enfatiza.

You may also like
CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”
Formação de Pregoeiros é tema de curso do CQGP
CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais
CQGP alerta sobre a importância do acompanhamento do Simples Nacional por parte dos municípios