Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Dia Mundial da Alfabetização é comemorado hoje e Minas mostra queda no analfabetismo

Dia Mundial da Alfabetização é comemorado hoje e Minas mostra queda no analfabetismo

O Dia da Alfabetização é comemorado em todo mundo, hoje, dia 8 de setembro. A data é instituída pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para reforçar à toda a comunidade internacional a importância da alfabetização como base da aprendizagem e também para lembrar que saber ler é um direito do ser humano.

Minas Gerais segue a tendência nacional de queda na taxa de analfabetismo, principalmente entre crianças com idades entre 10 e 14 anos. O decréscimo é constatado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE. Em 2014, o índice de pessoas que não sabiam ler nem escrever na faixa etária de 10 a 14 anos era de 1,1%, em Minas Gerais, enquanto no Brasil o índice era de 1,8%.

No mesmo ano, o País apresentava taxa de analfabetismo de 8,3% entre os adolescentes com 15 anos ou mais. Já em Minas Gerais, o percentual na mesma faixa etária era de 7,1%.

Se os índices acima forem comparados com os de 2010, o analfabetismo caiu de maneira geral. Naquele ano, o Brasil apresentava taxas de 12,4% (para faixa etária de 15 anos ou mais) e 3,9% (entre 10 e 14 anos). Em Minas Gerais, os índices eram respectivamente de 11,7% (15 anos ou mais) e 1,7% (faixa etária entre 10 e 14 anos).

Uma das ações em andamento no Estado é o Acompanhamento Pedagógico Diferenciado, destinado a estudantes do ensino fundamental que não dominam o processo de alfabetização, ou seja, têm dificuldade na leitura e na escrita.

A primeira etapa do projeto foi implantada em 423 escolas da rede pública estadual, distribuídas nas 47 regionais de ensino. Para isso, foi contratado um professor alfabetizador para cada um dos estabelecimentos de ensino incluído no programa.

Além de capacitar o educador, também foi fornecido material didático diferenciado para melhorar a leitura e a escrita, incluindo jogos virtuais pedagógicos instalados nos computadores das escolas.

Com informações da Agência Minas.

Publicado em 8 de setembro de 2016.