Home > COMUNICAÇÃO > Dia dos Gerais, em Matias Cardoso

Dia dos Gerais, em Matias Cardoso

Todo ano a cidade Matias Cardoso, no Norte de Minas, se transforma na capital de Minas Gerais no dia 8 de Dezembro. Isso porque foi lá que o Estado começou a ser povoado. A data é marcada por festas na cidade e a entrega das medalhas Mathias Cardoso e Maria da Cruz.

Neste ano, dois membros da Associação Mineira de Municipios – AMM, foram homenageados. O Superintendente Geral da AMM, Ângelo Roncalli recebeu a medalha Mathias Cardoso e a Gerente de Relações Institucionais da AMM, Maria do Carmo Santos, foi agraciada com a medalha Maria da Cruz. A premiação é um reconhecimento aos que prestaram serviços que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. Ao todo, 20 personalidades receberam as medalhas.

“Ser agraciada com essa honra é um incentivo para continuar trabalhando em prol das cidades mineiras, estou muito contente”, disse Maria do Carmo Santos. “Receber esta medalha no Dia dos Gerais demonstra o meu comprometimento e dedicação aos municípios mineiros. Mas acima de tudo do desejo meu e da AMM em orientar nossos municípios para atender, da melhor forma possível, os anseios de nossa sociedade, oferecendo serviços cada dia melhor e mais qualificado”, disse Ângelo Roncalli.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que o Dia dos Gerais chega ao sexto ano de realização com as mesmas reivindicações das edições anteriores: ser mais conhecida e valorizada por todas as esferas. “É preciso que todos saibam que o Norte é Minas e que foi por aqui que tudo começou”, assinalou.

 

ENTENDA O DIA DOS GERAIS

O Dia das Gerais surgiu numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerando outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco.  À beira do Rio São Francisco, Matias Cardoso possui uma das igrejas mais antigas do Estado, a Matriz Nossa Senhora da Conceição que foi construída no ano de 1675.

HOMENAGEADOS DIA DOS GERAIS 2013
MEDALHA MATHIAS CARDOSO
– Edilson Olímpio Fernandes, Desembargador
– Wagner Colombarolli, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
– Danilo Antônio de Souza Castro, Procurador do Estado de Minas Gerais
– Ângelo José Roncalli de Freitas, Superintendente Geral da AMM
– Braulino Caetano dos Santos, Diretor Geral do Centro de Agricultura do Norte de Minas
– Geraldo Humberto Rodrigues de Oliveira, Jornalista
– Geraldo Tadeu Pereira Franca, Cantor e Compositor
– Gustavo César Oliveira, Empresário
– Joelina da Conceição Alves de Almeida, Professora
– José Edvan Amorim, Empresário
– Marcos Afonso de Souza, Professor
MEDALHA MARIA DA CRUZ
– Heloísa Helena de Ruiz Combat, Desembargadora
– Ana Eloisa Marcondes da Silveira, Promotora de Justiça
– Sandra Maria Fonseca Cardoso, Prefeita Municipal de Ibiaí
– Maria do Carmo Santos, Gerente de Relações Institucionais da AMM
– Maria do Socorro Pimenta Moura, Empresária
– Maria Zilah de Mattos, Agente de Pastoral
– Monica Renata Slob, Engenheira Agrônoma
– Natália de Miranda Freire, Escritora
– Regina Almeida, Professora