Home > COMUNICAÇÃO > Desenvolvimento sustentável será pauta de encontro em Brasília

Desenvolvimento sustentável será pauta de encontro em Brasília

Evento conta com a participação de municípios de todo o país

 

O Departamento de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o objetivo de assessorar as prefeituras nas áreas de saneamento, recursos hídricos, minerais, florestais e nas diversas etapas de licenciamento ambiental, incentiva a participação dos gestores municipais da área para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado entre 7 e 9 de abril, em Brasília.

Reuniões preparatórias estão sendo realizadas em todo o país e Minas Gerais vai realizar três encontros. O primeiro aconteceu em Belo Horizonte, no último dia 26. Participaram prefeitos das cidades de Itamarandiba, Itaúna, Divinópolis, Vespasiano, Igarapé, Ingaí, Lavras, Matheus Leme, Jaboticatubas, Matozinhos e da capital mineira. Mais duas reuniões estão agendadas para os dias 5 e 12 de março, em Ipatinga e Uberlândia, respectivamente.

 

Programação

As reuniões regionais preparatórias têm como objetivo central ser um instrumento de construção participativa do III EMDS. Durante esses encontros de mobilização são apresentados aos participantes os objetivos e os eixos temáticos, que nortearão o encontro.

Os eixos temáticos desta edição são: empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; políticas públicas de incentivo e de financiamento; a crise hídrica: causas, situação atual e cenários futuros; objetivos do desenvolvimento sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais; mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa; governança e gestão das políticas públicas metropolitanas; desafios da saúde pública: financiamento, qualidade e gestão; cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social.

O debate de conteúdos e formação de uma visão acerca dos desafios e conquistas de cada região do país, apresentada pelos gestores municipais, também faz parte da programação das reuniões.

 

EMDS

Consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país, o III EMDS é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Inscreva seu município!

Acesse aqui o site do Encontro, onde estão disponíveis todas as informações para inscrever seu município

You may also like
FUNASA publica edital para municípios até 50 mil habitantes
Melhorias sanitárias domiciliares
Novas Regras otimizam atuação do COPAM
Projeto suspende decreto sobre licenciamento ambiental de empreendimentos