Home > COMUNICAÇÃO > Desenvolvimento sustentável será pauta de encontro em Brasília

Desenvolvimento sustentável será pauta de encontro em Brasília

Evento conta com a participação de municípios de todo o país

 

O Departamento de Meio Ambiente da Associação Mineira de Municípios (AMM), com o objetivo de assessorar as prefeituras nas áreas de saneamento, recursos hídricos, minerais, florestais e nas diversas etapas de licenciamento ambiental, incentiva a participação dos gestores municipais da área para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado entre 7 e 9 de abril, em Brasília.

Reuniões preparatórias estão sendo realizadas em todo o país e Minas Gerais vai realizar três encontros. O primeiro aconteceu em Belo Horizonte, no último dia 26. Participaram prefeitos das cidades de Itamarandiba, Itaúna, Divinópolis, Vespasiano, Igarapé, Ingaí, Lavras, Matheus Leme, Jaboticatubas, Matozinhos e da capital mineira. Mais duas reuniões estão agendadas para os dias 5 e 12 de março, em Ipatinga e Uberlândia, respectivamente.

 

Programação

As reuniões regionais preparatórias têm como objetivo central ser um instrumento de construção participativa do III EMDS. Durante esses encontros de mobilização são apresentados aos participantes os objetivos e os eixos temáticos, que nortearão o encontro.

Os eixos temáticos desta edição são: empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável; políticas públicas de incentivo e de financiamento; a crise hídrica: causas, situação atual e cenários futuros; objetivos do desenvolvimento sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais; mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa; governança e gestão das políticas públicas metropolitanas; desafios da saúde pública: financiamento, qualidade e gestão; cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social.

O debate de conteúdos e formação de uma visão acerca dos desafios e conquistas de cada região do país, apresentada pelos gestores municipais, também faz parte da programação das reuniões.

 

EMDS

Consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país, o III EMDS é realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Inscreva seu município!

Acesse aqui o site do Encontro, onde estão disponíveis todas as informações para inscrever seu município