Home > COMUNICAÇÃO > Curso orienta sobre planejamento de custos na área da saúde

Curso orienta sobre planejamento de custos na área da saúde

A gestão de custos nos serviços públicos é uma ferramenta fundamental para auxiliar nas tomadas de decisão dos investimentos feitos pelas prefeituras. A otimização dos recursos, sem comprometer a funcionalidade e a qualidade dos produtos e serviços, deve ser um objetivo permanente nos municípios que buscam a excelência. Pensando nisso, o Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) promove o curso sobre “Gestão de Custos nos Serviços de Saúde”. Com duração de dois dias, as aulas tiveram início nessa terça-feira (25/11), na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.

O curso busca indicar procedimentos eficazes no direcionamento dos recursos e suas aplicações nas diversas atividades da área da saúde. Segundo a professora Marileni Martins, a falta de capacitação gerencial subestima o funcionamento adequado da saúde pública. “Os gestores precisam ficar atentos aos orçamentos para que a receita não falte e os serviços básicos de saúde não sejam paralisados”, enfatiza.

A servidora Letícia Barros, da cidade de Lambari, veio conhecer mais sobre o assunto: “Precisamos entender as necessidades de cada setor para fazermos o planejamento e o investimento de forma correta, assim as pessoas que dependem dos serviços gratuitos de saúde não serão prejudicas.