Home > COMUNICAÇÃO > Notícias >  Curso gratuito de formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio tem inscrições abertas 

 Curso gratuito de formação de Conselheiros de Cultura e Patrimônio tem inscrições abertas 

segunda edição do Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Cultura e Patrimônio está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro. Ao todo, são 120 vagas. As aulas são gratuitas e acontecem na modalidade de ensino a distância (EAD).

O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e conta com a chancela da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). As aulas terão início no dia 2 de outubro deste ano, com carga horária total de 210 horas e duração aproximada de seis meses.

Os gestores das secretarias municipais de cultura de todos os 853 municípios mineiros podem inscrever até quatro candidatos ao curso, considerando a paridade entre representantes do poder público e da sociedade civil, e entre as áreas de patrimônio e de políticas culturais.

Para efetivar a inscrição, a presidência de cada conselho deve apresentar ao município uma carta de indicação dos candidatos, atestando sua ativa atuação no órgão. Já para os candidatos, basta apresentar carta de disponibilidade e interesse na formação, afirmando também a disponibilidade de equipamentos e acesso à internet.

Sobre o curso

A qualificação a distância dos conselheiros municipais mineiros abordará os seguintes eixos temáticos: Estado e Sociedade, Princípios da Administração Pública, Conselhos de Políticas Públicas, Políticas de Cultura e Políticas de Patrimônio.

O curso se propõe a frisar a compreensão histórica e política dos espaços democráticos de participação social. Serão discutidas e apresentadas informações técnicas e jurídicas sobre as atribuições e competências dos conselhos municipais.

Uma aula presencial será realizada no início do curso em algumas cidades a serem definidas. No encerramento do curso, outra aula presencial será realizada em Belo Horizonte, para a entrega dos certificados. A plataforma de ensino tem acompanhamento da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig)

Os interessados podem efetuar as inscrições neste link ou pelo site www.consec.mg.gov.br.

Todas as regras para seleção e participação no curso estão disponíveis neste link.

Outras informações: cesaria.macedo@cultura.mg.gov.br | (31) 3915-2684