Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Curso do CQGP orienta servidores sobre o controle interno nas áreas de saúde e educação

Curso do CQGP orienta servidores sobre o controle interno nas áreas de saúde e educação

 

Servidores públicos responsáveis pelas controladorias e com atuações nas áreas de saúde e educação de  municípios mineiros participaram, nos dias 30 e 31 de agosto, do curso “Controle interno III – atuação nas áreas de saúde e educação”, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Organizado pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM, o curso abordou a legislação vigente e sua correta aplicabilidade, bem como a atuação do controle interno nas áreas da saúde e educação dos municípios e suas respectivas particularidades.

De acordo com o professor do curso e gerente-geral da AMM, Luiz Roberto Souza Chaves, trata-se de uma oportunidade muito proveitosa e relevante por discutir conceitos de uma área primordial, a de controle interno municipal, fonte de responsabilizações e, também, que demanda por uma atuação que culmina na eficiência de toda a administração pública.

“O curso mostra, principalmente nesta época eleitoral, o que pode ou não ser feito. As principais dúvidas dos participantes foram em relação às despesas que podem ou não ser incluídas na base de cálculo, das despesas com educação e saúde, principalmente no tocante ao FUNDEB, que é uma fonte recorrente de perguntas dos alunos”, exemplifica Luiz Roberto.

Na opinião do controlador da prefeitura de Nova União, Greiziano Odilon José Melo Dias, é possível aplicar, na prática, as informações repassadas pelo professor no dia a dia do município, dentro da lei. “Poderei compartilhar o conteúdo com o prefeito e os secretários de saúde e educação. O curso mostra a importância do controlador interno trabalhar com esses secretários. Além de ser oportunidade de agregar conhecimento às partes – controladoria, secretariado e servidores também”, afirma.

Confira os próximos cursos do CQGP aqui.

Foto: Comunicação da AMM.
Publicado em 31 de agosto de 2016.


Cobertura da AMMTV: