Home > Destaques > Curso do CQGP da AMM enfatiza importância do planejamento em saúde

Curso do CQGP da AMM enfatiza importância do planejamento em saúde

Gestores e servidores públicos da área de saúde estiveram reunidos na Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 7 e 8 de agosto de 2017, para a “Oficina de capacitação para construção do PMS, com vistas ao PPA”. Promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM, o curso teve como objetivo apresentar aos participantes a metodologia do planejamento para a construção do Plano Municipal de Saúde.

A professora Marilene Martins explica que este curso de planejamento em saúde é importante para os gestores e suas equipes trabalharem os planos com critério, de forma planejada, com uma programação bem feita para evitar problemas e falhas. “O planejamento é importante para que não falte recursos quando for trabalhada a planilha orçamentária. Só pode trabalhar a planilha se tiver delineadas todas as ações”, salienta a professora.

Marilene conta, ainda, que o Ministério da Saúde está prometendo, para 2018, fazer repasses apenas para custeio e investimentos. “A grande facilidade do gestor que tiver seu plano organizado, a planilha orçamentária bem feita, é que ele poderá trabalhar esse recurso sem estar atrelado, muitas vezes, a um programa que já atingiu a meta e ainda tem recursos nele. Com isso, poderá usar em outro programa, mas com muita responsabilidade, controle e avaliação.”

A capacitação teve duração de 16 horas, pois o assunto é imprescindível à administração municipal. O planejamento garante recursos para a Saúde e evitam perdas de repasses aos municípios. A secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio do Grama, Janaí Baião Viana Gomes, atestou a qualidade do curso. “Estou voltando com uma carga de conhecimento muito boa sobre os planos municipais e o PPA. Eu vim em busca de orientação para realizar o Plano do meu município, juntamente com minha equipe. Quero participar de outros cursos.”

Publicado em 9 de agosto de 2017.