Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Curso do CQGP da AMM apresenta técnicas de controle interno municipal

Curso do CQGP da AMM apresenta técnicas de controle interno municipal

A sala ficou lotada de servidores públicos ávidos por aprender novas técnicas no “Curso de controle interno municipal – Módulo I – estruturação de um sistema de controle interno”, nos dias 4 e 5 de julho, na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte.

Promovido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), da AMM, a capacitação ofereceu aos alunos a oportunidade de saber mais sobre o sistema de controle interno e qual o papel de cada setor nessa estrutura para que o gestor público consiga fazer uma administração competente, eficiente, e sem riscos de questionamento em relação aos atos públicos.

A professora do curso, Priscila Viana, ressaltou que o sistema de controle interno de uma prefeitura é uma estrutura que confere segurança para a administração em relação à legalidade, legitimidade e eficiência dos atos. Segundo ela, uma das principais dúvidas dos participantes do curso é de como tirar do papel e implantar, na realidade, as determinações legais para o sistema de controle interno.

Para Juciara Ferreira Gomes, responsável pelo controle interno da prefeitura de Ribeirão Vermelho, o curso foi importante para aprender o funcionamento do sistema e poder compartilhar técnicas que serão aplicadas no seu município. “A professora tem muito conhecimento e tratou de forma detalhada cada tema apresentado no conteúdo programático. Destaco a análise dos cálculos básicos da folha de pagamento que interferem diretamente no percentual das nossas folhas. Sabemos que os municípios estão sofrendo com essa questão do limite estourado e ela nos ensinou algumas técnicas para enxugarmos ou até reduzirmos o limite de gasto com pessoal.”

Paulo Henrique Prado, Controlador Interno de Jacutinga, está na área há pouco tempo e avalia o curso como essencial à prática no dia a dia. “A professora me surpreendeu bastante. No nosso caso, precisamos implantar um sistema de controle interno, porque a prefeitura ainda não tem de forma atuante. Qualquer mudança que eu fizer, já será sinal de que estamos caminhando para o progresso. Será importante para a melhor gestão da saúde, avaliar os custos, contratos, licitações. Temos que dar pequenos passos e mudar um pouco de cada vez.”

Confira os cursos do CQGP da AMM aqui.

Publicado em 6 de julho de 2018.