Home > CQGP > Curso discute o controle interno em serviços de engenharia

Curso discute o controle interno em serviços de engenharia

 

A atuação de controle interno municipal em licitações, contratos, obras e serviços de engenharia foi o tema do curso de controle interno II, oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nesta quarta (30) e quinta-feira (31), no Espaço Multiuso da Associação Mineira de Municípios (AMM).

O curso reuniu cerca de 50 servidores que trabalham na área de controladoria dos municípios mineiros. Nas aulas, foram repassados aos alunos ensinamentos de como fazer um Termo de Referência, a importância da padronização dos editais, pontos de controle dos procedimentos licitatórios, entre outros.

Outro ponto que merece destaque é em relação aos processos de licitação. O departamento jurídico deve avaliar a minuta do edital e do contrato. Já o controle interno tem que fazer a avaliação de todos os detalhes, como: a necessidade de compra do produto, se a justificativa está correta, se despesa afeta o município, entre outros.

A professora Priscila Viana explicou a importância do setor de compras ser estruturado. Salientou, ainda, que a equipe precisa conhecer muito bem o mercado e padronizar as especificações para efetuar compras com qualidade.

A controladora municipal da prefeitura de Mathias Lobato, Andressa dos Santos Batista, participou do primeiro módulo do curso e afirma já ter colocado em prática o que aprendeu nas aulas. “O curso é muito bom para esclarecer as dúvidas do dia a dia e saber quais são as funções do controlador”, conta.

Na avaliação de Rodrigo Gomes Ferreira, controlador do município de Mariana, o conteúdo do curso é muito enriquecedor. “Uma oportunidade de aprender coisas novas”, diz o controlador.

Jovino César Romão, vereador do município de Nazareno, conta ser enriquecedora a troca de conhecimentos entre os municípios, por meio dos depoimentos dos participantes. “Além disso, a Dra. Priscila usa uma linguagem acessível a todos e demonstra profundo conhecimento teórico e vivência na prática”, ressalta.

Confira a programação dos cursos do CQGP clicando aqui.

Publicado em 31.03.2016.

You may also like
Planejamento em saúde no primeiro ano de gestão foi tema de curso do CQGP
Curso do CQGP apresenta ferramentas do Sistema de Convênios – SICONV
CQGP capacita terceira turma de formação de pregoeiros no ano
CQGP promove curso de licitação e contratos administrativos