Home > CQGP > Curso discute o controle interno em serviços de engenharia

Curso discute o controle interno em serviços de engenharia

 

A atuação de controle interno municipal em licitações, contratos, obras e serviços de engenharia foi o tema do curso de controle interno II, oferecido pelo Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nesta quarta (30) e quinta-feira (31), no Espaço Multiuso da Associação Mineira de Municípios (AMM).

O curso reuniu cerca de 50 servidores que trabalham na área de controladoria dos municípios mineiros. Nas aulas, foram repassados aos alunos ensinamentos de como fazer um Termo de Referência, a importância da padronização dos editais, pontos de controle dos procedimentos licitatórios, entre outros.

Outro ponto que merece destaque é em relação aos processos de licitação. O departamento jurídico deve avaliar a minuta do edital e do contrato. Já o controle interno tem que fazer a avaliação de todos os detalhes, como: a necessidade de compra do produto, se a justificativa está correta, se despesa afeta o município, entre outros.

A professora Priscila Viana explicou a importância do setor de compras ser estruturado. Salientou, ainda, que a equipe precisa conhecer muito bem o mercado e padronizar as especificações para efetuar compras com qualidade.

A controladora municipal da prefeitura de Mathias Lobato, Andressa dos Santos Batista, participou do primeiro módulo do curso e afirma já ter colocado em prática o que aprendeu nas aulas. “O curso é muito bom para esclarecer as dúvidas do dia a dia e saber quais são as funções do controlador”, conta.

Na avaliação de Rodrigo Gomes Ferreira, controlador do município de Mariana, o conteúdo do curso é muito enriquecedor. “Uma oportunidade de aprender coisas novas”, diz o controlador.

Jovino César Romão, vereador do município de Nazareno, conta ser enriquecedora a troca de conhecimentos entre os municípios, por meio dos depoimentos dos participantes. “Além disso, a Dra. Priscila usa uma linguagem acessível a todos e demonstra profundo conhecimento teórico e vivência na prática”, ressalta.

Confira a programação dos cursos do CQGP clicando aqui.

Publicado em 31.03.2016.

You may also like
CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”
Formação de Pregoeiros é tema de curso do CQGP
CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais
CQGP alerta sobre a importância do acompanhamento do Simples Nacional por parte dos municípios