Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”

CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”

Nos dias 29 e 30 de novembro, o Centro de Capacitação para a Gestão Pública (CQGP) promoveu o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”, no Espaço Multiuso da AMM. A capacitação teve como objetivo instruir e elucidar a temática dos consórcios públicos municipais, conforme a Lei 11.107/2005.

De acordo com o professor Luiz Roberto Souza Chaves, advogado e gerente geral da AMM, o curso abrange as áreas do direito municipal e administrativo. “Muito interessante perceber, nos participantes, a busca pelo conhecimento em um ramo específico da administração. Eles sabem que os benefícios são vários, e que, principalmente os municípios menores, poderão conhecer e praticar as tão desejadas políticas públicas.”

O curso apresentou os desafios institucionais e políticos para a implementação dos consórcios. Manoel Wilson, prefeito de Santo Antônio do Retiro, no norte de Minas, atesta a qualidade do conteúdo das aulas. “O curso é muito bom, esclarecedor, produtivo e vai nos ajudar de imediato. É uma ferramenta, a salvação da pátria, principalmente para as cidades pequenas (Santo Antônio do Retiro tem oito mil habitantes). Apesar dos poucos recursos e justamente por isso, os consórcios trazem a possibilidade de adquirirmos serviços em geral e bens materiais, dando condições para o desenvolvimento de políticas públicas, como saúde, educação, entre outras”, salienta o prefeito.

Horácio Cristo Barbosa é superintendente do Consórcio União da Serra Geral, em Janaúba, e conta ser este curso o principal evento, desde a criação dos consórcios públicos em 2008. “Maior e melhor, no sentido da reflexão sobre as questões legais, documentação, entre outros, para o correto funcionamento dos consórcios. Até então, muita coisa não estava clara sobre licitações, aquisições, contratação de pessoal. Em relação ao funcionamento geral dos consórcios, este curso foi o mais esclarecedor entre todos que fiz.”

Saiba mais sobre os cursos do CQGP aqui.

Publicado em 1° de dezembro de 2016.

You may also like
CQGP discute planejamento e gestão financeira e orçamentária do SUAS
Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil foi tema de curso do CQGP
Planejamento em saúde no primeiro ano de gestão foi tema de curso do CQGP
Curso do CQGP apresenta ferramentas do Sistema de Convênios – SICONV