Home > Destaques > CQGP da AMM apresenta a importância do controle interno para gestão do Fundo Municipal de Saúde

CQGP da AMM apresenta a importância do controle interno para gestão do Fundo Municipal de Saúde

O Centro de Capacitação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM promoveu, nos dias 10 e 11 de maio, o curso “Prestação de Contas e Controle Interno do Fundo Municipal de Saúde – Construindo o RAG/Revisando a PAS”. A capacitação teve como objetivo apresentar estratégias para melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos municípios aos seus cidadãos, por meio de exposição teórica, atividades em grupos e estudo dirigido.

De acordo com a professora do curso e especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marilene Nascimento Martins, a maioria das prefeituras mineiras não tem condições financeiras para contratação de um contador específico para o Fundo Municipal de Saúde.

“É muito importante um contador apenas para o Fundo para fazer o acompanhamento orçamentário e, também, das ações. Ele precisa ter muito conhecimento da área da saúde. Não basta apenas o controle financeiro. As pessoas precisam entender a importância desse serviço na saúde, principalmente, agora, que estamos trabalhando com uma resolução nova, em que os municípios já estão recebendo o financiamento por meio do custeio e investimento. É preciso ter controle, o tempo inteiro, das ações e dos serviços”, salienta Marilene.

Um dos participantes do curso, o secretário de Saúde de Santana de Cataguases, Ronaldo Adriano Simas, conta que a capacitação foi essencial para esclarecer as dúvidas, sobretudo em relação à judicialização na saúde. “Às vezes o promotor ou o juiz manda para gente algumas causas e nós cumprimos o que não é dever nosso. Então, o curso foi muito bom para tirar essas dúvidas, a professora é excelente, e ensinou que é importante saber sobre controle interno para levar para dentro da nossa secretaria as melhores formas de conduzir o dinheiro público”, relata.

Saiba mais nas redes sociais da AMM (aqui).

Fotos: Comunicação da AMM. Publicado em 11 de maio de 2018.