Home > COMUNICAÇÃO > CQGP começa 2014 capacitando pregoeiros

CQGP começa 2014 capacitando pregoeiros

A AMM aposta na qualificação dos gestores municipais, por isso deu início nesta quarta-feira (05) aos trabalhos do Centro de Qualificação para a Gestão Pública – CQGP. O primeiro curso oferecido este ano é o de Formação de Pregoeiros, ministrado pelo consultor em licitação, Felipe Ansaloni.

Cerca de 30 cidades de Minas enviaram seus gestores para a capacitação, com a duração de dois dias. Para o presidente da AMM, e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, essa ação é uma maneira de colaborar com a excelência da gestão. “Todo planejamento, toda ação administrativa é implementada pelos servidores, e na medida em que eles têm uma qualificação melhor, todos esses programas e ações públicas ganham também em efetividade, qualidade e resultados”, destaca Andrada.

Aluna do curso, a assessora parlamentar de Taiobeiras, Silvia Catia Caldeira, falou sobre a sua visão do curso. “É uma área de muita responsabilidade, precisamos de muita capacitação, já que estamos envolvidos diretamente nas compras, e precisamos prestar um bom serviço”, afirmou. Gestores experientes também acham importante participar do curso. Aguinaldo Rodrigues, por exemplo, é supervisor de compras e licitações de Itabirito e já é pregoeiro há oito anos. “Vim pra aperfeiçoar o meu conhecimento, e ver se o que estou fazendo está correto”, disse.

Felipe Ansaloni ressaltou que “é uma exigência da legislação que os pregoeiros passem por uma capacitação, para que possam exercer essa função”, e que cursos como esse são completamente viáveis e indispensáveis para uma boa gestão municipal. Andrada enfatiza que “esse tipo de curso serve para as grandes, médias e pequenas prefeituras, já que todos lidam com problemas técnicos, complexos, e para isso, precisam de qualificação”, concluiu.

O próximo curso oferecido será de Planejamento em Saúde, nos dias 12 e 13 de fevereiro. Acompanhe a agenda do CQGP através do Portal AMM.