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CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais

Buscar soluções para situações complexas, que envolvem o atendimento das Secretarias de Assistência Social dos municípios mineiros, é uma das missões da Metodologia de Atendimento Sistêmico, apresentada no último curso do Centro de Qualificação para a Gestão Pública (CQGP), nos dias 26 e 27 de outubro, na AMM.

O curso foi coordenado por uma das autoras da Metodologia de Atendimento Sistêmico, Maria José Esteves de Vasconcelos. “Estamos oferecendo workshops teórico-práticos para várias prefeituras. No primeiro dia, tivemos uma simulação da aplicação da Metodologia de Atendimento Sistêmico. Os papéis foram representados pelos participantes do workshop de um sistema constituído para encaminhar, buscar solução de uma situação-problema”, explica a coordenadora.

A metodologia foi criada a partir da vivência da outra autora do projeto, Juliana Gontijo, em 2006, na Prefeitura de Belo Horizonte, e se desenvolveu por meio de um curso de pós-graduação na PUC Minas. Os workshops são realizados pela “Equipe da Metodologia de Atendimento Sistêmico” – Equipe Mas, formada pelos ex-alunos do curso.

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De acordo com a assessora do Departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, a Metodologia propicia uma nova forma de pensar e agir e possibilita o trabalho com famílias e rede social.

Na avaliação de uma das participantes do curso Alexandra da Silva Brás, da Prefeitura de Matozinhos, a metodologia oferece ferramentas para os técnicos, que trabalham com as políticas sociais, repensarem as ações e criarem novas possibilidades de intervenção do trabalho social. “É uma proposta para a gente conseguir articular melhor, repensar possibilidades de trabalho em conjunto, de construções coletivas, de regulamentar e efetivar políticas sociais”, enfatiza a servidora pública.

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No segundo dia, foram apresentados conceitos teóricos e novas simulações práticas. O workshop demonstrou, ainda, casos de sucesso com a metodologia e o vídeo sobre o Programa “Parceria cidadã”, do Ministério Público de Goiás, que trabalha as demandas extrajudiciais de diferentes comunidades naquele estado.

 

Fotos: Comunicação da AMM.

Publicado em 27 de outubro de 2016.

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