Home > COMUNICAÇÃO > Correções para Censo Escolar vão até dia 15

Correções para Censo Escolar vão até dia 15

Unidades de ensino que preencheram o Censo Escolar de 2014 têm até 15 de abril para conferir ou corrigir as informações prestadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu a verificação dos resultados preliminares do módulo Situação do Aluno no sistema on-line Educacenso. Os gestores disponibilizaram dados sobre rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo).

São responsáveis pelas informações os diretores e dirigentes das escolas públicas e particulares e as secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as instituições de educação básica.

De acordo com a técnica do departamento de Educação da Associação Mineira de Municípios (AMM), Alessandra Marx, é importante redobrar a atenção na conferencia das informações. “Os dados obtidos por meio do Censo são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais, bem como para a transferência de recursos financeiros”, reforçou.

Segundo o Inep, não será permitido nenhum tipo de alteração ou complementação dos dados informados ao Censo 2014 após o encerramento do período oficial de retificação.

Censo escolar

É o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas. Os dados são ainda usados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

* Com informações do Inep

You may also like
Gestores municipais têm até 3 de novembro para retificar os dados do Censo Escolar 2016
Municípios Mineiros precisam enviar a prestação de contas de 2015 da Educação
Municípios devem enviar dados sobre gastos em educação até o dia 30 de abril
Divulgados prazos e procedimentos para o Censo Escolar 2016