Home > COMUNICAÇÃO > Controle Interno otimiza serviço municipal

Curso realizado pelo CQGP impacta no planejamento e gera economia 

A implantação e o funcionamento dos procedimentos de controle interno municipal nas áreas de licitação, obras e serviços de engenharia foi o foco do curso que o Instituto AMM, por meio do Centro de Qualificação para a Gestão Pública, realizou nos últimos dias 11 e 12. O objetivo é promover a eficiência e verificar o cumprimento das políticas estabelecidas em lei, além de abordar o tema de forma sistematizada e por meio de exposição teórica e prática, dando ênfase à estruturação das atividades de controle interno, planejamento e às rotinas de auditoria interna.

A especialista em Direito Público, Priscila Ramos Netto Viana,  ministrou o curso e ressaltou que o papel do controle interno é a otimização dos processos, o planejamento, procedimento, eficiência e transparência dos atos da administração pública a serem seguidos. A advogada afirma que muitas prefeituras possuem o departamento apenas formalmente, deixando de usufruir os serviços. Em contrapartida, Priscila comemora os resultados alcançados por alunos que participaram do primeiro módulo I do curso.

“Um aluno relatou que já começou a aplicar as instruções normativas e conseguiu economizar 30% em combustível só com o estabelecimento dos instrumentos de controle que ensinamos”.

A capacitação é dirigida a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, controladores internos e demais servidores envolvidos na implantação e funcionamento do sistema.

A qualidade dos cursos oferecidos pelo CQGP tem chamado a atenção, também, de pessoas que trabalham com consultoria na área pública. O contador Jair Mendes, de Manhuaçu, trabalha em uma empresa que presta serviço para diversas prefeituras da sua região e se interessou pelo curso. Pude conhecer mais sobre o poder público, que é uma área muito extensa. As aulas são bem direcionadas e específicas e me trouxeram informações relevantes para melhorar o meu trabalho”, afirmou.

You may also like
CQGP promove o curso “Consórcios Públicos sob a ótica municipalista”
Formação de Pregoeiros é tema de curso do CQGP
CQGP apresenta a Metodologia de Atendimento Sistêmico em Políticas Sociais
CQGP alerta sobre a importância do acompanhamento do Simples Nacional por parte dos municípios