Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Controle Interno do Fundo Municipal de Saúde foi tema do CQGP da AMM nesta semana

Controle Interno do Fundo Municipal de Saúde foi tema do CQGP da AMM nesta semana

O Centro de Capacitação para a Gestão Pública (CQGP) da AMM promoveu, nos dias 26 e 27 de março, o curso “Prestação de Contas e Controle Interno do Fundo Municipal de Saúde – Construindo o RAG/Revisando a PAS”. A capacitação teve como objetivo esclarecer termos e apresentar exemplos práticos sobre ações do controle interno e da prestação de contas na área de Saúde.

De acordo com a professora do curso, a especialista em gestão de sistemas e serviços de saúde, Marileni Martins, muitas vezes, o foco do trabalho do controle interno é a área contábil. E a Saúde requer planejamento especial. “Com a nova normatização, os repasses são feitos por meio de custeios e investimentos. Trabalhamos receitas dentro do bloco de custeio, do bloco de investimento, e temos que comprovar essa ação dentro da programação anual de saúde e de um orçamento em que não teremos receita nova. Então, isso precisa ficar entendido para que o município não perca ainda mais e tenha devolução de receitas para a União e o Estado.”

Marileni reforça, ainda, que é preciso ter planejamento e uma programação anual de saúde consistente. “Se não fechar corretamente, o PPA e a Loa têm falhas e faltará dinheiro para a execução de saúde. Em relação às dívidas, o gestor precisa ter controle e ir ao Governo do Estado com tudo documentado, com o processo de controle e avaliação que é feito mensalmente”, esclarece.

No curso, a professora contou exemplos práticos da sua vivência como consultora na área da Saúde, o que facilitou a compreensão dos alunos. Elvira Pereira, contadora do município de Cabo Verde, aprovou o conteúdo e a didática utilizada. “O curso é muito bom. A nossa dificuldade era ter exemplos para entender como funciona. Hoje, eu vi um lado da saúde, que nos meus 32 anos na contabilidade da prefeitura não conhecia; eu aprendi muita coisa, porque a gente fica longe, e o curso ampliou meus conhecimentos”, disse a contadora.

Confira a agenda completa dos cursos da AMM aqui.

Publicado em 28 de março de 2018.