Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Consórcios intermunicipais se reúnem na AMM

Consórcios intermunicipais se reúnem na AMM

Representantes de consórcios intermunicipais de sete estados do país se reuniram na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte, na última quinta-feira, 12 de novembro.  Na oportunidade, cerca de 60 participantes elegeram os membros da mesa diretora da Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil (Conaci-BR). Além da eleição, os presentes também tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre a gestão consorciada.

O presidente reeleito do Conaci e prefeito de Mar de Espanha, Wellington Marcos Rodrigues, assumiu o compromisso de auxiliar os prefeitos a instituírem mais consórcios. De acordo com Rodrigues, os consórcios têm um importante papel na solução de problemas regionais. “Às vezes, o município sozinho não dá conta de resolver, mas com a articulação em grupo, as barreiras podem ser transpostas com mais facilidades. Esta parceria é essencial para contribuir com a eficácia das políticas públicas”, afirmou.

Antônio Júlio, presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, esteve no encontro e salientou a importância que esse tipo de associação tem no fortalecimento e incentivo aos consórcios intermunicipais. Segundo ele, esse tipo de parceria é essencial para a implementação de serviços já que sem a união de municípios seriam inviáveis do ponto de vista financeira. “O problema nosso não é o financeiro ou econômico, é a legislação. Por isso, os consórcios devem estar juntos, pois existem situações erradas e a manifestação conjunta tem mais forças”, ressaltou.

Cidades inteligentes

Durante a reunião, o funcionário da Cemig José Firmo Júnior apresentou exemplos de eficiência da iluminação pública, tema que tem causado dúvidas nos gestores e cada vez mais sendo resolvido por meio de consórcios intermunicipais.

Publicado em 16/11/15

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores