Home > COMUNICAÇÃO > Consórcio intermunicipal oferece atendimento à população do Vale do Paranaíba

Consórcio intermunicipal oferece atendimento à população do Vale do Paranaíba

Um exemplo de cooperativismo que vem dando certo são os consórcios intermunicipais, criado por vários municípios em prol de um objetivo comum. A Associação Microrregional do Vale do Paranaíba (AMVAP), com sede em Uberlândia, possui um projeto que tem gerado grandes resultados. Ela é responsável por executar um consórcio na área de saúde que inclui 15 cidades  e mantém o Centro de Especialidades Médicas, que oferece vários serviços e atende cerca de 500 pessoas/mês.

O consórcio municipal de saúde da AMVAP existe há 19 anos e presta, dentre outros serviços, atendimento à população nas áreas de oftalmologia, cardiologia, mamografia digital, além de convênios com clínicas especializadas. De acordo coma coordenadora do Centro, Rosângela Lopes, a população tem acesso a diversos exames com baixo custo.

As especialidades oferecidas são gastroenterologia (endoscopia digestiva e colonoscopia), cardiologia (holter 24h, mapa, teste ergométrico e ecodoppler – cardiograma, vertebral, de carótida e vascular periférico), mamografia digital, oftalmologia (telemedicina em oftalmologia, mapeamento de retina, retinografia, foto de fundo de olho e papila e investigação de doenças degenerativas oculares), além de atendimento ortopédico. “A mamografia digital, por exemplo, é oferecida a um custo de R$7,00 para a população”, revela Rosângela.

Para cobrir  todos os municípios, os pacientes são atendidos com hora marcada e são transportados com ajuda de um ônibus. De acordo com a secretária executiva da AMVAP, Maria Martins Pedrosa, o consórcio intermunicipal de saúde é um benefício para a população da região. “É um modelo de sucesso, que traz resultados positivos para os municípios, já que oferece à população respostas mais rápidas para os atendimentos de saúde”, afirmou.