Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Conselho Fiscal da AMM aprova contas do primeiro quadrimestre da gestão 2017-2019

Conselho Fiscal da AMM aprova contas do primeiro quadrimestre da gestão 2017-2019

Apresentação do orçamento anual e criação do Portal da Transparência são ações inéditas da entidade 

Os membros do Conselho Fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM) aprovaram, nesta quarta-feira (20 de dezembro), o balanço anual da entidade, dentro do primeiro quadrimestre da atual gestão, sob o comando do presidente da instituição e prefeito de Moema, Julvan Laceda. Na reunião, foi discutida a transparência da gestão. Os conselheiros também conheceram, de forma inédita, a criação do portal da transparência e a apresentação do orçamento anual, já fechado para o ano de 2018. O balanço será apresentado, também, na primeira reunião do Conselho Diretor, do ano que vem, no dia 1° de fevereiro de 2018.

A reunião foi aberta pelo superintendente executivo de AMM, Rodrigo Franco. A equipe de colaboradores do departamento Financeiro da AMM fez a apresentação dos dados de entrada e saída e do saldo positivo em caixa. Nos sete meses de gestão, esta diretoria da Associação conseguiu reverter gastos desnecessários em saldo positivo. Além de apontar a eficácia da gestão, os recursos podem garantir os projetos da AMM, como o Congresso Mineiro de Municípios e o projeto “AMM nos Municípios”, de forma justa e responsável.

Para o presidente do Conselho Fiscal da AMM e prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias de Sousa, o balanço foi analisado, criteriosamente, conforme determina a lei. “O Conselho Fiscal aprovou as contas deste quadrimestre e vimos que a AMM está evoluindo, com a redução de despesas e o aumento da receita. Houve crescimento no equilíbrio fiscal, saindo do déficit e entrando no superávit; houve redução de despesas significativas. Isso é muito importante para que a Associação possa prestar um serviço ainda melhor aos municípios.”

Entre os destaques da reunião, além da verificação da boa gestão dos recursos da entidade, está a apresentação dos dados no portal da transparência da AMM. No portal, estão disponíveis todas as informações da entidade, de forma clara e objetiva, disponível a todos os gestores municipais e ao público em geral.

O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, reforça o comprometimento da equipe da entidade ao apresentar o orçamento anual de 2018 ao Conselho, pela primeira vez, de forma objetiva. “Fui do Conselho Fiscal da AMM e é a primeira vez que acontece a apresentação do orçamento. O equilíbrio entre as despesas e receitas da entidade reflete o perfil da nossa diretoria, que foca na gestão com responsabilidade e transparência das ações, sempre em prol do desenvolvimento municipalista”, ressalta o presidente.

Apenas os municípios têm que, obrigatoriamente, apresentar as contas no Portal da Transparência das prefeituras. “A AMM dá o exemplo e sai na frente ao disponibilizar todas as informações dos procedimentos contábeis e financeiros da Associação. É a AMM se adequando às novas normas, aos tempos modernos e às novas leis”, reforça Higino Zacarias.

Segundo o prefeito de Abaeté e membro do Conselho, Aramando Greco, a reunião foi altamente positiva. “Foi muito satisfatório. A AMM está de parabéns pela clareza na apresentação de todos os dados e pela gestão eficiente que vem sendo coordenada pelo nosso presidente Julvan”, elogiou.

Na avaliação do prefeito de Onça do Pitangui, também membro do Conselho, Geraldo Barbosa, o ineditismo na transparência e a eficiência na gestão dos recursos na atual gestão coloca a AMM em destaque. “Foi uma reunião excelente, quando tivemos acesso a todas as informações. É extremamente positiva essa ação de criar o portal da transparência, em uma ação inédita que torna público as ações da instituição”, disse.

Foto: Os membros do Conselho Fiscal da AMM (Armando Greco, prefeito de Abaeté; Higino Zacarias de Sousa, Prefeito de Ritápolis; e Geraldo Barbosa, prefeito de Onça do Pitangui) aprovaram o balanço e ressaltaram a eficiência dos trabalhos dos colaboradores da entidade

Publicado em 20 de dezembro de 2017.