Home > ÁREAS TÉCNICAS > Assistência Social > Conferências do Conanda vão até o dia 30

Municípios de todos os estados brasileiros têm até o dia 30 de abril para realizar a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde são eleitos os delegados que irão representá-los nas conferências regionais, estadual e nacional. O tema de 2015 é a “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos”. As etapas estaduais e municipais são fases preparatórias para a X Conferência Nacional da área, marcada para 14 a 18 de dezembro, em Brasília (DF), sob a organização do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A técnica do departamento de Assistência Social da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Mayra Camilo, diz que conferências são espaços importantes para propositura de trabalhos em benefício da infância. “ É um momento ímpar para aprofundar o debate e propor as principais diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas destinadas à proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes” afirma.

Para tanto, os Conselhos Municipais, Estaduais e do Distrito Federal dos Direitos das Crianças e Adolescentes devem criar mecanismos que assegurem a participação dos menores na preparação e realização dessas Conferências.

Um cronograma de ações prevê encontros dos Conselhos com o poder público para que possam partilhar suas expectativas e organizar suas demandas pela conquista dos seus direitos construídos com seus pares, em conjunto com os outros grupos sociais e de governo.

 Para mais informações sobre as Conferências, acesse aqui.