Home > COMUNICAÇÃO > Comenda Ambiental é entregue no Sul de Minas

Comenda Ambiental é entregue no Sul de Minas

Criada para comemorar o Dia Internacional da Água, a “Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço” homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Meio Ambiente, da Cultura e do Turismo. Em 2013, a solenidade de entrega da condecoração ocorreu na noite dessa quinta-feira (21).

Para o chanceler da comenda, Eugênio Ferraz, a entrega das medalhas é um passo importante na conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente. Ferraz também lembra que as águas de São Lourenço são agora patrimônio do Estado “Foi tão importante a instituição dessa comenda que provocou, de certa forma, o Ministério Público na solicitação do tombamento do parque das águas e mais do que isso, a inscrição das águas de São Lourenço como bem imaterial de Minas Gerais”, destaca.

A Associação Mineira de Municípios – AMM, como representante das 853 cidades mineiras acredita que ações como esta são fundamentais na preservação e recuperação do meio ambiente. Na oportunidade o presidente da AMM, Ângelo Roncalli, que recebeu a honraria em 2012, parabenizou os novos condecorados.

As águas minerais, naturalmente gasosas, foram descobertas no início do século XIX e hoje  atraem visitantes que, em busca de tratamentos e curas, acabaram estimulando o rápido desenvolvimento das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e São Lourenço que, juntas, formaram o primeiro circuito turístico do País, o Circuito das Águas, símbolo do desenvolvimento da região de São Lourenço.

Essa foi a terceira edição da solenidade que contou com a presença de personalidades políticas e sociais da região e do Estado. Entre os condecorados com a honraria estão o Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação em Minas Gerais, José Saad Duailibi, o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada entre outras personalidades.