Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Abertas inscrições para o “Cultura Gera Futuro” para capacitação sobre leis de incentivos à cultura em Belo Horizonte

Abertas inscrições para o “Cultura Gera Futuro” para capacitação sobre leis de incentivos à cultura em Belo Horizonte

Com o objetivo de capacitar produtores culturais e gestores públicos para lidar com os mecanismos de fomento à cultura disponíveis no Governo Federal, o Ministério da Cultura (MinC) vai percorrer as cinco regiões do Brasil, entre abril e julho, com o Circuito #CulturaGeraFuturo. Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o encontro será no dia 20 de abril, das 9h30 às 18h, no Cine Theatro Brasil Vallourec (na Praça Sete, Rua dos Carijós, 258, Centro).

O curso  tem o objetivo de capacitar produtores culturais e gestores públicos para lidar com os mecanismos de fomento à cultura disponíveis no Governo Federal. Equipes do MinC estarão nas 27 capitais brasileiras, levando orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos. Haverá também um módulo voltado a patrocinadores.

Formato

Os encontros do Circuito #CulturaGeraFuturo terão formato de seminário, com duração prevista de um dia em cada capital. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, responsável pela gestão da Lei Rouanet, explicará como funciona este que é o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos.

Depois, técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Secretaria de Audiovisual (SAv) do MinC falarão sobre as oportunidades no campo do audiovisual, inclusive os novos editais do programa #AudiovisualGeraFuturo, lançados em fevereiro e março, que contam com R$ 551 milhões do FSA. Também participarão técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de outras áreas. O ministro também participará de diversas etapas.

“Serão seminários de sensibilização e capacitação voltados sobre tudo para artistas e produtores culturais e também para gestores públicos de cultura, além de potenciais patrocinadores de projetos culturais e possíveis usuários da Lei Rouanet. Nós esperamos contribuir para sensibilizar empresas que hoje não se utilizam da lei e não patrocinam projetos culturais usando os benefícios fiscais passem a fazê-lo, sobretudo apoiando projetos locais”, explicou o ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão.

As vagas são limitadas e as inscrições estão sendo feitas no link: #culturagerafuturoBH.

Para mais informações, entre em contato com Ramon Diniz, do departamanto de Captação de Recursos da AMM, pelo telefone (31) 3916-9193.

Atualizado em 17 de abril de 2018.