Home > COMUNICAÇÃO > Cidades do interior recebem técnicos da AMM

Cidades do interior recebem técnicos da AMM

Para assessorar os municípios mineiros e levar informações que contribuam para o aprimoramento da gestão pública, a Associação Mineira de Municípios (AMM), por meio do AMM em Ação, realizou reuniões nas cidades de Diamantina e Araçuaí.

Na cidade de Diamantina, com o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje), técnicos do departamento de Meio Ambiente e de Economia da AMM falaram com prefeitos, secretários e servidores municipais, no último dia 20.

ammemaçãodiamantina1A técnica do departamento de Economia da AMM, Angélica Ferretti, orientou os participantes sobre a Lei do ICMS Ecológico, que tem como objetivo oferecer recursos aos municípios que invistam em proteção ambiental e saneamento. “O repasse compensa financeiramente aqueles que possuem algum tipo de investimento reconhecido e regularizado junto ao órgão ambiental competente”.

Participaram do encontro os representantes do departamento de Meio Ambiente Lícinio Xavier e Sérgio Moreira, que seguiram agenda em outras cidades.

Araçuaí

A captação de recursos nas esferas estadual e federal foi o tema da apresentação dos assessores da AMM de Captação de Recursos Públicos da AMM, Mara Rabelo, e de Convênios, Rubens da Costa Santos, na cidade de Araçuaí. Cerca de 80 pessoas, entre prefeitos, servidores públicos e estudantes, se reuniram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas.

Mara reforçou a importância de um bom planejamento para que os municípios possam aumentar as receitas. “É fundamental ter um departamento que faça o gerenciamento dos convênios, acompanhe as possibilidades de captação junto às secretarias estaduais e ministérios e também realize a prestações de contas desses projetos. Além de é claro, o município estar em dia com as suas obrigações no Cauc e Siafi”.

Publicada em 22/05/2015

You may also like
Prefeituras devem informar valores aplicados em saúde até 3 de dezembro
ICMS Esportivo 2016
COPAM regulamenta prazos de licenças ambientais e suas revalidações
AMM alerta municípios quanto às diferenças no repasse do ICMS de 12 de abril