Home > COMUNICAÇÃO > Censo Escolar 2015 tem início em 27 de maio

A coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 começará em 27 de maio. Até 31 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promoverá a coleta de informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. O preenchimento dos dados, pelo sistema Educacenso, cabe aos diretores e responsáveis pelas escolas.

De acordo com a técnica do departamento de Educação da Associação Mineira de Municípios (AMM), Alessandra Marx, para a realização de um diagnóstico efetivo, a participação de todas as escolas é fundamental.

“É importante que todos os diretores e ou responsáveis pelas escolas municipais, inclusive as conveniadas, sejam orientados a acessar o sistema e preencher as informações. O preenchimento de forma adequada e real servirá de subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação nas escolas”, explica Alessandra.

Para que serve o Censo Escolar?

O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas. Os dados mostram informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações do Censo também são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O preenchimento das informações pelos dirigentes escolares será feito no sistema Educacenso.