Home > ÁREAS TÉCNICAS > Direitos Humanos > Capacitação reúne conselheiros tutelares em São Lourenço

Capacitação reúne conselheiros tutelares em São Lourenço

Representantes do departamento de Direitos Humanos da Associação Mineira de Municípios (AMM) participaram da Capacitação Regional dos Conselheiros Tutelares, nos dias 5 e 6 de julho, que reuniu 70 pessoas, de 30 cidades mineiras, em São Lourenço, na região Sul do Estado. O evento foi promovido pela associação, em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania (Sedpac), a Prefeitura e a Câmara municipal de São Lourenço.

Entre os temas debatidos estavam o funcionamento de um conselho tutelar, o código de ética dos conselheiros, os direitos fundamentais, os principais tipos de violação dos direitos, além da apresentação de experiências de sucessos dos conselhos em Minas Gerais.

Para Mayra Camilo, assessora do Departamento de Direitos Humanos, promover e participar de eventos, como essa capacitação, é essencial para aprimorar o conhecimento dos participantes. “É uma forma de contribuir com os serviços ofertados à população. A demanda por capacitação para conselheiros tutelares está crescendo em 2016, considerando que os novos tomaram posse em janeiro. Dessa forma, a troca de experiências é de extrema importância, porque faz diferença para a rede.”

A mesma opinião é compartilhada por Juliana Marinho, também assessora do Departamento de Direitos Humanos da AMM, que salienta, ainda, o objetivo do evento em reforçar a importância da atuação dos conselheiros nos municípios. “Um momento para aprimorar os conhecimentos, reconhecer as suas funções e atribuições, assegurando os direitos das crianças e dos adolescentes”, enfatiza a assessora.

De acordo com a coordenadora especial de Políticas Pró-criança e adolescentes, da SEDPAC, Célia Carvalho Nahas, os espaços ofertados aos Conselhos Tutelares são muito importantes para melhorar a qualidade do atendimento à criança e ao adolescente nos territórios. “A parceria da SEDPAC com a AMM possibilita trocas muito importantes para os municípios, aproxima a discussão e a assessoria do Estado à população, à gestão municipal, que oferta os serviços diretamente ao público.”

encontro são lourenço julho 2016

Fotos: AMM.

Atualizado em 8 de julho de 2016.