Home > ÁREAS TÉCNICAS > Direitos Humanos > Campanha pede fim da violência contra a criança e adolescente

Campanha pede fim da violência contra a criança e adolescente

Com a aproximação do Carnaval, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) intensificou a divulgação da Campanha Nacional pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes. O tema é ‘Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência’. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.

Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos, o foco da campanha deste ano é enfrentar a violência sexual, maus tratos e negligência. A ação destaca o Disque 100 como o principal canal de recebimento de denúncias sobre violações de direitos humanos do governo federal, além dos conselhos tutelares.

Para Mayra Camilo, técnica do Departamento de Assistência Social da Associação Mineira de Municípios (AMM), a iniciativa da campanha é importante. “É uma forma de prevenção à violência contra crianças e adolescentes, pois além de conscientizar as pessoas sobre a prevenção, informa sobre a forma de denunciar, quando for o caso”, explica.

Aplicativo

Produzido em parceria da SDH/PR com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o aplicativo para smartphones e tablets Proteja Brasil permite aos usuários denunciar violências contra crianças e adolescentes.

O aplicativo apresenta, de forma simples, informações sobre os tipos de violência e indica ao usuário, a partir do local onde ele está, telefones e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras. Nas demais cidades, o aplicativo indica o Disque Direitos Humanos – Disque 100.

Clique aqui e acesse o material gráfico da campanha