Home > ÁREAS TÉCNICAS > Saúde > Notícias - Saúde > Campanha nacional contra a gripe termina amanhã

Campanha nacional contra a gripe termina amanhã

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina amanhã, dia 20 de maio, e cerca de 70% do público-alvo já recebeu dose, segundo o Ministério da Saúde.  A meta do governo é imunizar pelo menos 80% deste grupo, que representa 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações provocadas pela gripe.

A técnica do departamento de Saúde da Associação Mineira de Municípios (AMM), Juliana Marinho, faz um alerta para quem ainda não se vacinou. “Sabemos que o vírus da gripe é altamente mutante, por isso devemos reforçar a importância de se vacinar todo ano”. Segundo ela, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, somente neste ano já foram registrados 91 casos de síndrome aguda grave causada pelo vírus influenza no Estado, sendo que 24 evoluíram ao óbito . “Existem sim outras formas de prevenção a doença, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina tem sido muito importante e eficaz para a redução da disseminação do vírus”, afirma.

A campanha começou no dia 30 de abril, mas o início da vacinação foi antecipado em 22 estados por conta de surtos do vírus H1N1. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também serão imunizados.

Saiba mais sobre a Campanha nacional contra a gripe clicando aqui.

Postado em 19-05-2016

You may also like
Municípios têm até 20 de maio para cumprir a meta de vacinação contra a gripe
Ministério da Saúde distribui vacinas H1N1 aos estados