Home > COMUNICAÇÃO > Campanha nacional contra a gripe começa segunda

Campanha nacional contra a gripe começa segunda

Tem início nesta segunda (4) e segue até o dia 22 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é distribuir 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários” em todo o país. Em Minas Gerais, a expectativa é imunizar quase 5 milhões de pessoas, que serão atendidas em mais de 5 mil postos fixos e volantes espalhados pelo Estado.

Integram os grupos prioritários as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena. A dose, administrada via injeção, protege contra os subtipos do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, até o momento foram registrados no Estado dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), causada pelo vírus pela Influenza em 2015 e um óbito, causado por Influenza B.

Em 2014 foram notificados 2.793 casos de SRGA, e destes, 161 (5,8%) foram causados por vírus Influenza sazonais. Em relação aos 410 óbitos por SRAG, foram confirmados para Influenza 35 óbitos (8,5%).

O medicamento é contraindicado a pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

Mobilização

No próximo sábado, 9 de maio, o Ministério da Saúde realiza o Dia D de Mobilização com o intuito de imunizar 31 milhões de pessoas em todo o país. Nesse dia, os postos de saúde da rede pública ficarão abertos para atender a população.

Postado em: 04 de maio de 2015

You may also like
Ministério da Saúde amplia vacinação em todas as faixas etárias
Vacinação tem novo calendário nos postos do país
Faltam vacinas na rede pública
Campanha contra a gripe terá atendimento ampliado