Home > COMUNICAÇÃO > Estatuto da pessoa com deficiência é aprovado

Documento com mais de 200 artigos está em tramitação no Senado Federal

 

No último dia 5, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência foi aprovada pela Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 7.699, que tramita desde 2006 no Congresso, garante uma série de direitos a pessoas com deficiência e já foi encaminhado ao Senado Federal. O Estatuto conta com mais de 200 artigos propondo melhorias e ampliando direitos aos deficientes.

De acordo com o artigo 2º do documento, considera-se deficiência toda restrição física, intelectual ou sensorial, de naturezaAS1 permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária e/ou atividades remuneradas, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

A técnica do Departamento de Assistência Social da Associação Mineira de Municípios (AMM), Mayra Camilo, destaca outros pontos significativos do texto, como o acesso a empregos por meio de sistema de cotas e o direito ao auxílio-inclusão, a ser pago à pessoa com deficiência moderada ou grave que entrar no mercado de trabalho.

“É importante que gestores municipais, principalmente os que trabalham na área de assistência social e saúde, estejam atentos à tramitação do projeto de lei para que possam informar a população de seus direitos”, considera.

 Para acessar o estatuto do Portador de Deficiência, clique aqui:

Mais informações:

Departamento de Assistência Social
Mayra Camilo – (31) 2125-2432

You may also like
Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas
Piso Mineiro de Assistência Social foi iniciado pela SEDESE
AMM e Sedese realizam oficina do Qualifica SUAS
Gestores devem efetuar cadastro para garantir Piso da Assistência