Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Cadastramento Escolar 2018 deve ser feito até 23 de junho

Cadastramento Escolar 2018 deve ser feito até 23 de junho

Pais e responsáveis que desejam garantir vaga para o filho no Ensino fundamental da rede pública no ano de 2018 e jovens que queiram retornar aos estudos devem ficar atentos ao período de cadastramento Escolar. Poderão ser inscritos no Cadastro Escolar crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, estudantes de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

O Cadastro Escolar estará aberto a todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino de Minas Gerais, seja municipal ou estadual, em 2018. O cadastramento é unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência.

O cadastramento é gratuito e deverá ser feito por meio de formulário eletrônico disponibilizado na Internet. No município de Belo Horizonte, o cadastro deverá ser feito pelo portal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br). Nos 853 municípios mineiros, o formulário eletrônico será disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br).

Vale destacar, que os alunos da Educação Infantil matriculados nas Escolas e Unidades Municipais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que completarem seis anos, até 30 de junho de 2018, serão inscritos automaticamente, conforme instrução de serviço a ser publicada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, não necessitando, portanto, de se inscreverem pela Internet.

As novidades no cadastramento Escolar de 2018 foram estabelecidas pela Resolução Conjunta SEE/MG – SMED/BH nº 3 para as matrículas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. E pela Resolução SEE nº 3.420 para os demais municípios do Estado de Minas Gerais, ambas foram publicadas na edição de 10 de maio do Diário Oficial de Minas Gerais.

O Cadastramento Escolar é uma importante ferramenta de planejamento para o Gestor. Por meio da demanda apresentada é possível preparar melhor a sua rede e apresentar soluções viáveis que amenizem os impactos de demanda e oferta de vagas.

Fonte: SEEMG

Mais informações com a assessora do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo telefone (31) 3916-9199.

Foto: Pixabay. Publicado em 12 de junho de 2017.