Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Cadastramento do Censo Suas 2016 começa dia 12 de setembro

Cadastramento do Censo Suas 2016 começa dia 12 de setembro

A partir de 12 de setembro estará disponível o calendário do Censo 2016 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os gestores municipais terão até 2 de dezembro para acessar a plataforma e lançar as informações.

O Censo é feito anualmente, e permite traçar o retrato detalhado da assistência social no País, de forma a monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores.

Tendo como objetivo aprimorar o processo de gestão do SUAS, o Censo coleta informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social dos municípios e estados, bem como informações sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

Para preencher os questionários, os responsáveis devem usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. Os gestores devem ficar atentos, pois o não preenchimento do Censo Suas 2016 pode levar ao bloqueio de recursos federais.

Para a assessora do Departamento de Assistência Social da AMM, Mayra Camilo, o preenchimento do Censo SUAS contribui para a fotografia do Sistema Único de Assistência Social no Brasil. “Por isso, as informações precisam ser fidedignas, e devem refletir a realidade. Cabe destacar, ainda, que é responsabilidade do gestor as informações e, se verificada alguma inconsistência, esse poderá ser penalizado”, salienta.

Mais informações sobre divergências no preenchimento pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br e sobre a senha de acesso pelo telefone 0800-707-2003. Acesse o sistema e confira o confira do cronograma abaixo.

Publicado em 6 de setembro de 2016.

censo suas