Home > COMUNICAÇÃO > Cadastramento de informações para o Censo Escolar 2014

Cadastramento de informações para o Censo Escolar 2014

Começa nesta quinta-feira, dia 28, a coleta de dados para o Censo Escolar 2014. Trata-se um levantamento estatístico-educacional realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, com a colaboração das Secretarias estaduais e municipais de educação e de todas as escolas. Os gestores escolares terão prazo até 15 de agosto para preencher e enviar as informações via internet, por meio do Sistema on-line Educacenso. A partir de 27 de agosto as informações preliminares serão publicadas no Diário Oficial da União e o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.

Segundo a responsável técnica do departamento de Educação da AMM, Alessandra Marx, os dados obtidos através do Censo são utilizados como subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para a transferência de recursos financeiros. “Importante ressaltar que é preciso ter muita atenção para o preenchimento correto dos dados de cada unidade de ensino no censo escolar, pois, as informações irão interferir diretamente no fomento das políticas públicas de educação nos municípios”, afirma.

O Censo Escolar coleta informações da educação básica, sobre estabelecimentos de ensino, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar de todas as etapas e modalidades. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).