Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > BDMG divulga chamada aos municípios da Bacia do Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão

BDMG divulga chamada aos municípios da Bacia do Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) divulgou chamada aos municípios da Bacia do Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão para habilitarem projetos de esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos, que serão custeados com recursos não reembolsáveis fornecidos pela Fundação Renova.

O objetivo é regulamentar o processo de habilitação dos 39 municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, identificados na cláusula 169 do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), para contratação de operações com o BDMG e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES). Esses agentes financeiros utilizam recursos não reembolsáveis cedidos pela Fundação Renova, cuja finalidade é a efetiva aplicação de ações de esgotamento sanitário e correta destinação de resíduos sólidos, pelos municípios, conforme Deliberação CIF nº 43, resultando em melhoria na qualidade de vida e saúde da população.

Os limites estabelecidos para cada município foram definidos na Deliberação CIF nº 43, em que podem ser consultados os critérios para a distribuição.

Condições para os recursos disponibilizados

  1. A Fundação Renova disponibilizou a importância de R$ 500 milhões em recursos, dos quais já foi estabelecido pelo CIF qual será o montante para cada município (ver Anexo I).
  1. O município deverá apresentar uma proposta detalhada para a utilização dos recursos na execução das ações previamente aprovadas pelo CIF.

III. O somatório dos pleitos não poderá ultrapassar os limites estabelecidos pelo Comitê Interfederativo (CIF) na Deliberação CIF nº 43 ou outra que vier a substituir ou complementar.

A primeira ação que todos os municípios deverão tomar é a formalização de interesse em participar desse edital. O município se inscreverá por meio do preenchimento de formulário específico (Carta Consulta) que estará disponível no www.bdmg.mg.gov.br.

O cronograma dos procedimentos de habilitação terá, resumidamente, as seguintes fases:

  • Inscrição de carta-consulta e estudo de viabilidade para PPP.
  • Assinatura do Contrato de repasse com os agentes financeiros.
  • Elaboração de projetos com recursos da Renova.
  • Análise de projeto pelo agente financeiro.
  • Início/acompanhamento de obras.
  • Entrega das obras finalizadas.

Confira a lista dos municípios com os valores destinados:

Veja aqui o edital completo. Mais informações com o assessor do departamento de Captação de Recursos da AMM, Ramon Diniz, pelo telefone (31) 3916-9193.

Foto: Revista do CBH-Doce. Publicado em 27 de março de 2018.