Home > COMUNICAÇÃO > Avaliação da alfabetização deverá ser realizada em novembro

Avaliação da alfabetização deverá ser realizada em novembro

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014 deverá ser realizada em todas as escolas públicas urbanas e rurais,no período de 17 a 28 de novembro de 2014. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União nessa segunda-feira (22), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) deve realizar, em parceria com estados e municípios, o levantamento nacional, para que seja possível produzir indicadores sobre condições de oferta do ensino público no país.

De acordo com a portaria, participarão da avaliação todas as escolas públicas com, no mínimo, dez estudantes matriculados no 3º ano do ensino fundamental regular, organizado no regime de nove anos.  Os resultados preliminares poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2015, e os resultados finais, até agosto.

A publicação traz ainda que cada unidade escolar poderá fazer uso de seus recursos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para garantir melhores condições de atendimento, acessibilidade e participação nas avaliações aos estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais.

Para a consultora da área técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, é de extrema importância que a aplicação da ANA seja incentivada pelos gestores municipais. “Além de verificar o desenvolvimento da qualidade na educação brasileira, ela pode ser instrumento de planejamento estratégico para as escolas nos municípios”, afirma.

Saiba mais sobre a ANA

A ANA é uma avaliação externa que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e tem o objetivo de medir os níveis de alfabetização em língua portuguesa e matemática, dos estudantes do 3.º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

Acesse a portaria aqui.

Leia o documento básico com as informações da ANA.