Home > ÁREAS TÉCNICAS > Assistência Social > Atraso nos repasses prejudica Assistência Social

O repasse de recursos do governo federal para as ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também o Piso Mineiro de Assistência Social estão em atraso desde o início do ano. A situação tem acarretado prejuízos na continuidade dos processos de compras, pagamento de pessoal do setor e, consequentemente, no atendimento à população.

A diretoria do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) informou que a demora para aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) de 2015 causou os atrasos, mas que não há previsão para regularização das transferências. Outra causa foi a constatação de problemas nos sistemas que geram as ordens de pagamento, que vêm sendo efetuadas manualmente. No entanto, o FNAS destacou que os municípios que possuem saldo em suas contas terão prioridade nas ordens de pagamento, em função da necessidade de continuidade na oferta dos serviços socioassistenciais.

Já a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social apresentou um diagnóstico da situação e se compromete a regularizar o repasse dos recursos que o Estado envia aos municípios para ações de Assistência Social e pretende fazer mudanças na regulamentação do pagamento. Segundo o estudo, pelo menos R$22 milhões de recursos do Piso Mineiro e R$178 milhões de recursos do governo federal estão parados nas contas dos fundos municipais de Assistência Social.

A técnica do departamento de Assistência Social da Associação Mineira de Municípios (AMM), Mayra Camilo, alerta para o fato de que os municípios estão sendo prejudicados, pois sem continuidade do repasse não existe oferta. “Sem o repasse, que deveria ser feito em dia, os municípios precisam assumir ainda mais despesas, tornando a situação dos municípios ainda mais crítica”.

You may also like
Em parceria com AMM, Sedese realiza segunda etapa do Capacita Suas
Piso Mineiro de Assistência Social foi iniciado pela SEDESE
AMM e Sedese realizam oficina do Qualifica SUAS
Gestores devem efetuar cadastro para garantir Piso da Assistência