Home > COMUNICAÇÃO > Associação dos ex-gestores municipais deseja fortalecer as cidades mineiras

Associação dos ex-gestores municipais deseja fortalecer as cidades mineiras

Lançada nessa quarta-feira (26), no palácio Tiradentes, na cidade administrativa Tancredo Neves, a Associação Mineira dos ex-Gestores Públicos Municipais – AMGEP busca o fortalecimento do movimento municipalista e o desenvolvimento das cidades por meio da experiência dos ex-prefeitos e prefeitas de Minas Gerais de diferentes regiões.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia abriu a reunião e fez questão de lembrar o apoio que recebeu dos municípios durante todo o seu mandato. “Fico muito feliz por essa iniciativa e muito honrado pela sua instalação ser aqui na sede do governo mineiro, com o meu aplauso. Tive durante todos esses anos no governo um apoio imenso dos municípios. Acho que ninguém melhor que os ex-prefeitos para serem também testemunhas do que nós avançamos ao longo desse período”, disse.

O ex-prefeito de São Gonçalo do Pará e presidente fundador da AMGEP, Ângelo Roncalli, destaca que “a criação da Associação Mineira dos ex-Gestores Municipais é a valorização dos prefeitos e prefeitas que tanto contribuíram para o desenvolvimento dos municípios e do estado. Mais do que isso, é o fortalecimento do movimento municipalista por meio de pessoas com vasta experiência em gestão pública e que irão contribuir ainda mais para o crescimento das cidades” disse.

Para o presidente da AMM, prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, “a AMGEP é uma instituição que vem agregar ainda mais força e representatividade na defesa dos interesses dos municípios mineiros e a experiência dos ex-gestores podem contribuir na busca de um novo Pacto Federativo, melhorando assim as dificuldades financeiras dos municípios”.

Em um momento onde os municípios sofrem com a falta de recursos e a sociedade civil clama por melhores serviços públicos, como demonstrou as manifestações populares de 2013, a AMGEP se apresenta para auxiliar as atuais administrações municipais, com a colaboração dos ex-gestores para o desenvolvimento de práticas viáveis e eficazes que atendam os anseios dos cidadãos.

Hoje prefeitos e prefeitas se limitaram a executarem programas federais, não tendo autonomia e nem recursos para elaborarem suas próprias políticas públicas. Desta forma, a AMGEP entende a necessidade de uma discussão sobre uma nova federação, onde os municípios tenham liberdade para desenvolverem suas ações. Assim, Roncalli lembra que “a AMGEP também defenderá a necessidade de uma federação onde haja de fato uma repactuação mais justa e igualitária entre os entes federados” destaca.

 

Reunião Assembleia Legislativa

A nova associação também foi apresentada aos deputados estaduais, no salão nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG. O encontro foi marcado pelos depoimentos dos ex-prefeitos que estavam presentes na reunião. Todos saudaram a iniciativa de criação da AMGEP por acreditarem nos benefícios que a mesma pode trazer aos municípios e o estado.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, destacou que esta é uma instituição que já nasce forte: “uma instituição que acumula tanto conhecimento e experiência, é uma instituição que já nasce forte. A AMGEP só tem a acrescentar e quem ganha é Minas, que se mostra, mais uma vez, o estado mais municipalista da federação, e os mineiros”, disse.