Home > COMUNICAÇÃO > Antônio Júlio recebe equipe do Cosems/MG

Antônio Júlio recebe equipe do Cosems/MG

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a gestão dos prestadores de média e alta complexidade, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, recebeu a equipe do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), na sede da AMM.

Participaram do encontro, representando o Cosems/MG, o presidente José Maurício Lima Rezende, a assessora técnica Márcia Moreira Morais, a assessora jurídica Cristiane Tavares e o assessor técnico do departamento Jurídico da AMM, Thiago Ferreira.

O processo de trabalho do município quanto à gestão dos prestadores, nos pontos de vista contábil, administrativo e jurídico foi abordado na reunião. Segundo Márcia, o município já executa todo o trabalho de gestor dos prestadores e passa a ser “pleno do território, não mais depende do Estado para receber o recurso do Ministério da Saúde e financiar as ações dos prestadores de média e alta complexidade”, explica.

Antônio Júlio colocou a Associação à disposição para auxiliar na divulgação do assunto. Segundo ele, os prefeitos precisam conhecer mais sobre gestão dos prestadores. “Precisamos que os prefeitos saibam mais sobre o assunto, pois eles precisam tomar a decisão de assumir a gestão dos prestadores em conjunto ao secretário municipal de saúde”, afirmou.

José Maurício lembrou que o Estado tem a autonomia de determinar que os municípios assumam a gestão dos prestadores. “O desejo da Secretaria de Saúde é que cada município, com condições para tal, assumam a gestão dos prestadores. E para auxiliar os municípios nesse processo, o Cosems realiza o treinamento e acompanhamento da assunção da gestão dos prestadores”.

Foto: Mayra Castro

Publicada em 11/12/15

You may also like
Municípios cobram do governo estadual repasses atrasados da saúde
AMM divulga carta de apoio aos municípios frente aos atrasos nos repasses de recursos para a área da saúde
Transferência de recursos do SAD para Bloco de Média e Alta Complexidade
Municípios ainda podem prorrogar prazos de obras no Sismob