Home > COMUNICAÇÃO > Notícias > Andradas promove workshop para apresentar projeto de boas práticas premiado pela AMM

Andradas promove workshop para apresentar projeto de boas práticas premiado pela AMM

A Prefeitura de Andradas promoveu, no dia 7 de junho, um workshop com representantes da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, com o objetivo de apresentar os projetos vencedores do “Prêmio Mineiro de boas práticas na Gestão Pública”, entregue pela Associação Mineira de Municípios (AMM) ao município, em maio de 2017, no 34° Congresso Mineiro de Municípios.

A gerente de Vigilância em Saúde do município, Daniele Cazarotto, foi a responsável pela capacitação dos servidores públicos da prefeitura de Andradas para desenvolver o projeto que foi referência e premiado no Congresso: “Violência também é de responsabilidade da saúde”. Esse trabalho foi desenvolvido pelo Setor Vigilância em Saúde, com o objetivo de incentivar a prevenção das violências e o cultivo da cultura da paz.

O projeto visa à captação de informações, por meio de um formulário de notificação que os profissionais da saúde são orientados e capacitados a preencher ao fazer o atendimento com suspeita de violência. As informações são de sigilo absoluto, sem expor os usuários. O objetivo é entender a situação de violência do município, traçar planos de prevenção e encorajamento de denúncias, com ações indiretas e impessoais, que geram comoção e participação dos envolvidos.

Com a observação e coleta de dados referentes à violência, em suas diversas formas, a Secretaria de Saúde iniciou trabalhos de prevenção e resgate de pessoas já violentadas. O resultado foi a redução de quase 40% dos casos registrados no município.

De acordo com o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas é referência no Estado de Minas Gerais com a apresentação de gestões eficientes que servem como exemplo para outras cidades. “Então, ser selecionado e vencer o prêmio, é uma valorização do município e um reconhecimento pelo investimento, trabalho e dedicação dos servidores da Prefeitura de Andradas. É ganhar visibilidade para o trabalho realizado e apresentar maneiras de solucionar problemas que são comuns nos municípios. Os prêmios do eixo da saúde, por exemplo, mostram que a prevenção é premissa básica para o resultado eficaz de gestão da área.”

“Essa reunião de humanização é importante para promover o diálogo ente os municípios. Acompanhar e aprender as práticas exitosas só trazem benefícios aos profissionais e à população, pois podemos ter uma base do que dá certo e seguir no caminho correto de prevenção às violências”, afirmou Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva, especialista em política e gestão de saúde de Pouso Alegre.

No evento, além dos participantes de Pouso Alegre e servidores de Andradas foram capacitados funcionários de instituições, como o Asilo São Vicente de Paulo e a Comunidade Terapêutica Caverna de Adulão, entidade que atende dependentes químicos, com vistas a se tornarem parceiros e pontos de apoio desta prática.

Publicado em 12 de junho de 2017.