Home > ÁREAS TÉCNICAS > Desenvolvimento Economico > Notícias - Desenvolvimento Econômico > AMM sensibiliza vereadores sobre a criação do consórcio intermunicipal

AMM sensibiliza vereadores sobre a criação do consórcio intermunicipal

Foi realizado no dia 12 de fevereiro, no auditório da Casa da Cultura em Sete Lagoas, a 2ª rodada de reuniões da Oficina do Consórcio com objetivo de sensibilizar os vereadores para que votem o protocolo de intenção, instrumento que antecede a formação do consórcio na região da AMAV.

A palestra foi proferida pelo Consultor de Desenvolvimento Econômico da Associação Mineira de Municípios (AMM) Leandro Rico Moyano, que enfatizou sobre a importância e os benéficos do consórcio público intermunicipal multifinalitário, como instrumento de desenvolvimento econômico regional. Explicou aos vereadores que o Consórcio Público Intermunicipal é uma autarquia interfederada, constituída por assembléia, diretoria e conselho fiscal de prefeitos, exemplificando como as demandas comuns podem ser resolvidas entre os municípios circunvizinhos de forma cooperada. A segunda etapa da palestra foi apresentada pelo Diretor de Fomento aos Consórcios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDRU) Paulo Sérgio Mendes César, que abordou sobre as etapas jurídicas para a formação do consórcio Lei 11.107/2005.

Com um público de aproximadamente 80 pessoas, contou com a presença dos prefeitos: Romar Gonçalves (Capim Branco), João Antonio da Trindade (Baldim), Joaquim Ildeu Santana (Cordisburgo), Padre José Roberto (Prudente de Morais), João de Cota (Fortuna de Minas), Zé da Gurita (Funilândia), João de Castro (Pequi), Marcelo Castro (Maravilhas) e Humberto Reis (Jequitibá). Também contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Márcio Paulino, e diversos vereadores dos municípios pertencentes à AMAV.

O presidente da AMAV, prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, ressaltou a importância de buscar os Consórcios para os municípios: “Penso que esse assunto está sendo amadurecido e é hora de debruçar sobre ele”, afirmou.  Marcio Reinaldo ressaltou a importância da parceria da AMAV com a AMM, a qual vem trazendo bons frutos.

You may also like
Hotsite auxilia Municípios na participação de Consórcios Públicos
Evento discute retomada do desenvolvimento econômico
AMM sedia reunião do Fopemimpe
As regionalizações dos Estados e a elaboração de políticas públicas