Home > COMUNICAÇÃO > AMM reúne com as Associações Microrregionais

AMM reúne com as Associações Microrregionais

Reconhecidas como importantes representantes municipais das diferentes regiões de Minas, as Associações Microrregionais foram recebidas nesta terça-feira (20), no Espaço Multiuso da Associação Mineira de Municípios – AMM. O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento entre as entidades municipalistas do estado com o intuito, de juntos, defenderem os interesses comuns e fortalecerem às cidades mineiras.

O Presidente da AMM e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, destaca a importância da aproximação da Associação com as microrregionais e o trabalho conjunto que pode ser desenvolvido em prol do desenvolvimento das cidades mineiras: “A AMM faz um trabalho forte para poder estimular o municipalismo, neste mesmo sentido as Associações Microrregionais, dentro do enfoque local de cada uma, faz o mesmo trabalho. Assim, não tem sentido a AMM e as Associações Microrregionais não terem uma plena sintonia. Essa união potencializa as causas municipalistas no enfrentamento dos problemas e agiliza soluções”, ressalta.

Durante a reunião, o Presidente Andrada fez questão de ressaltar a necessidade das microrregionais demandarem a AMM e utilizarem da estrutura que a Associação disponibiliza para seus parceiros. Andrada também destacou a necessidade das micros assumirem o controle dos consórcios intermunicipais, transformando-os em uma ferramenta para o desenvolvimento regional.

O Superintendente Geral da AMM, Ângelo Roncalli, apresentou aos representantes das microrregionais presentes na reunião a estrutura organizacional e as diferentes áreas de atuação da instituição. Roncalli também demonstrou as principais bandeiras que a AMM vem trabalhando junto aos Governos Federal e Estadual, com destaque para a transferência dos Ativos de Iluminação Pública. Uma demanda que muitos municípios mineiros ainda não estão preparados para assumirem devido à falta de conhecimento técnico para administrarem este processo.

Para o Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira – AMMA, Manuel Rettore, esta é uma oportunidade de discutir as necessidades das cidades mineiras de uma forma mais abrangente. Para o secretário esse encontro é de todas as microrregionais: “Nós das microrregionais, somos pequenos pontos espalhados pelo estado e temos a AMM como a instituição que vem aglutinar todos os nossos pleitos. O pleito não é da AMM, o pleito é geral”, destaca.

Outros eventos

O Presidente da AMM também aproveitou o momento para informar aos gestores a elaboração do Fórum técnico, encontro que a Associação irá promover no mês de novembro. O Evento é um pedido dos prefeitos mineiros realizado durante o 30º Congresso Mineiro de Municípios, e vai discutir os principais gargalos enfrentados pela gestão pública municipal.

Outro grande evento já anunciado é a primeira Reunião Itinerante da AMM a ser realizada este ano. O encontro será na Cidade de Nanuque, no dia 17 de setembro e já tem a presença do Governador Antonio Anastasia confirmada. O intuito é discutir as principais demandas da região do Vale do Mucuri e elaborar uma agenda positiva para ser entregue ao Governador.