Home > COMUNICAÇÃO > AMM sedia reunião do Fopemimpe

AMM sedia reunião do Fopemimpe

Representantes da sociedade civil e do governo estadual se reuniram nesta quinta-feira (2/7), na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), para a primeira assembleia de 2015 do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). O objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos realizados pelos comitês temáticos que servem como subsídio para as ações do Fórum, criado para impulsionar o desenvolvimento dos pequenos negócios em Minas Gerais.

O prefeito de Moema e presidente do Conselho Fiscal da AMM, Julvan Lacerda, abriu a reunião e falou sobre a importância do empreendedorismo nas cidades de pequeno porte. “O estímulo ao empreendedorismo e à formalização afeta diretamente a economia dos municípios, gerando emprego e renda que resultam em acréscimo de receitas. Participar deste fórum é muito importante para a AMM, pois nós somos o olhar e a voz dos prefeitos aqui nessa instância”.

A regionalização foi tema principal da apresentação do secretário-geral do Fopemimpe, Fernando Passalio Avelar. Segundo ele, em um Estado tão heterogêneo são necessárias políticas públicas que respeitem as demandas e as características locais. “A nova gestão prevê uma descentralização do poder estadual e isso que o Fopemimpe quer seguir. A partir deste ano, vamos seguir a nova divisão territorial de Minas, realizando reuniões nas 17 regiões de Minas”.

Passalio adiantou que em agosto será lançado o auxílio educação, em uma parceria com o Sebrae, Fiemg e CDL-BH. “A intenção é descentralizar as compras públicas na cidade, privilegiando o comércio local e retendo as riquezas no município”.

SecAdjSede2

Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Bellini, a AMM é grande parceria na disseminação das ações do governo em prol dos municípios. “A atuação da AMM é transversal e contribui para que nosso planejamento seja executado com efetividade”.

Fórum

Cada estado da federação conta com um fórum que, conforme previsto na Lei 123, tem como objetivo desenvolver políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local, por meio do empreendedorismo. O Fopemimpe foi instituído em Minas no ano de 2008 e é composto por 28 entidades, sendo 14 do poder público e 14 do setor privado. Desde 2013, a AMM está representada no Fórum, por meio do técnico do departamento de Desenvolvimento Econômico, Leandro Rico.

Com a união da sociedade civil organizada, empresários e governo, o Fórum promove debates, diagnósticos e a proposição de ações e projetos com o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico do estado. Seis eixos formam os comitês temáticos do Fopemimpe: Acesso a mercados; Comércio exterior; Formação e capacitação empreendedora; Investimento, financiamento e crédito; Qualidade e inovação e Racionalização legal e burocrática.

Publicada em 02/07/12

You may also like
Fórum regional incentiva micro negócios nos municípios
Evento discute retomada do desenvolvimento econômico
AMM apoia lançamento de produto da Fopemimpe
As regionalizações dos Estados e a elaboração de políticas públicas