Home > COMUNICAÇÃO > Departamento de Comunicação > Notícias > Congresso da AMM reúne prefeitos mineiros

Congresso da AMM reúne prefeitos mineiros

Entre os dias 6 e 8 de maio, gestores municipais buscam alternativas para minimizar impactos e aprimorar a gestão pública das cidades

 

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza entre os dias 6 e 8 de maio o 32º Congresso Mineiro de Municípios, um dos maiores eventos municipalistas do país. O tema desta edição é a “Cidade do Futuro”, projeto idealizado pela AMM com o apoio da empresa de consultoria PwC Brasil, que tem como metas tornar a gestão municipal cada vez mais eficiente na administração e bem-estar do cidadão.

As palestras e salas técnicas abordarão, dentre outros assuntos, o controle e a nova contabilidade pública, infraestrutura e desenvolvimento sustentável, compras públicas, parcerias público-privadas, gestão de pessoas e previdência no setor público, segurança pública e controle pela qualidade na Educação e na Saúde.

Dentro da programação do evento, será realizada a quinta edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela AMM e chancelado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ).

Conselhos Representativos

Também durante o Congresso, a AMM lançará os Conselhos Representativos de Prefeitos, formados por comitês que se reunirão trimestralmente para discutir os pontos de maior dificuldade na gestão municipal, propiciar a integração e articulação política e buscar possíveis soluções para as cidades.

O objetivo é buscar soluções para os problemas comuns, como o fim dos lixões, precatórios, gestão do SUS, crise hídrica, dentre outras questões. Além de encontrar alternativas para impasses administrativos, os Conselhos promovem o diálogo com órgãos representativos do setor econômico, sindicatos, Legislativo, Judiciário, governos federal e estadual.

A AMM definiu seis conselhos temáticos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Governança. Cada um deles será composto por dez prefeitos e parlamentares que foram definidos estrategicamente pela instituição.

“Durante esses encontros, técnicos da AMM, especialistas no tema central da pauta daquele trimestre, ficarão responsáveis por apresentar aos conselheiros os pontos de maior dificuldade e também possíveis soluções”, explica o presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada.

Parceria

De forma inédita, este ano o encontro será organizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), juntamente à Conferência de Controle Externo do órgão. A junção dos dois eventos em um mesmo espaço objetiva a troca de conhecimento entre aqueles que têm a tarefa de gerir e administrar a coisa pública, com os fiscalizadores para que as práticas públicas sejam feitas de maneira ordenada e correta. Além da aprendizagem, existe também uma preocupação em diminuir os custos com o deslocamento dos servidores do interior do Estado.

You may also like
AMM lança manual de orientações aos prefeitos eleitos
Planejamento como ‘palavra de ordem’ para ajustar o orçamento municipal
Presidente da AMM critica concentração de poderes durante evento municipalista
VI Congresso de Prefeitos Eleitos da AMM prepara novos gestores